domingo, 3 de agosto de 2014

Botafogo »» Miguel dos Santos “Os objectivos para esta época passam por sermos campeões distritais do Inatel”

Reproduzimos aqui a entrevista concedida pelo Presidente do Botafogo Futebol Clube das Cabanas, Miguel dos Santos, ao DIÁRIO DA REGIÃO.

Miguel dos Santos, de 34 anos de idade, natural do Barreiro, assumiu a presidência do Botafogo Futebol Clube das Cabanas, clube do concelho de Palmela, após três anos como treinador das camadas jovens. Eleito em maio de 2013 para um mandato de dois anos, apresentou um projeto ambicioso de relançar o clube e trazer de volta o futebol de seniores às Cabanas, o que viria a acontecer com o clube a participar a época passada na Taça Inatel de Setúbal. O DIÁRIO DA REGIÃO foi ao encontro de Manuel dos Santos, que em entrevista nos faz um balanço do primeiro ano do seu mandato e os objetivos a alcançar no futuro.

Balanço do primeiro ano de mandato?
No dia 02 do passado mês de maio, cumpri o meu primeiro ano de mandato como presidente do Botafogo. No clube havia um misto de vergonha, sujidade e interesses, e quando esta direção por mim encabeçada assumiu os destinos do clube, o mesmo tinha na sua conta 23,10 Euros e uma dívida de 1777 Euros na AF de Setúbal. Por esta minha direção já foi feita a renovação da bancada de sócios, a total renovação da sede do clube, uma parte dos balneários renovada e área envolvente ao campo de jogos pintada.

Regresso do futebol sénior ao Botafogo?
Quando me candidatei a presidente do Botafogo tinha no meu projeto o clube voltar a ter futebol sénior no prazo de três anos, mas afinal consegui que esse objetivo fosse uma realidade em apenas três meses de mandato. Não existia futebol sénior no clube à três anos.

Como se processou esse regresso? Quais eram os objetivos?
Dados os poucos recursos financeiros do clube, resolvi não arriscar e optei por o Botafogo participar no campeonato do Inatel em vez de disputar a 2ª distrital de futebol da AF de Setúbal, que acarretaria por certo mais despesas. Aquando da contratação do Jorge Fernandez para treinador foi-lhe pedido para nesta primeira época levar a equipa à 2ª fase, o que foi conseguido quando faltavam ainda três jornadas para o términus da 1ª fase. Na 2ª fase só não nos apurámos para as meias-finais porque houve acontecimentos que assim o determinaram, os quais nem vou comentar os mesmos. A nossa equipa era muito jovem e isso refletiu-se na 2ª fase onde mostrámos inexperiência do Inatel. Houve jogadores que me desiludiram ao chegarmos à 2ª fase, mas esta época passaram pelo Botafogo bons valores.

A aposta no treinador Jorge Fernandez foi acertada?
Durante todos estes anos que levo de futebol não conheci pessoa com tão bom coração como o Jorge. Eu fui um apaixonado pelo trabalho que ele desenvolveu ao longo da época, foi sempre o meu treinador, o Jorge é um grande homem e ajudou-nos muito neste nosso regresso. Lamento a sua saída do clube, a qual se deveu a ter recebido uma oferta irrecusável, e perante aquilo que encontra no Botafogo em que pouca ajuda temos, achou que seria o melhor para ele. Comigo terá sempre as portas abertas para trabalhar seja no que for.

Objetivos a cumprir no segundo ano do mandato?
Infelizmente somos poucas pessoas a trabalhar para o clube, conto com o maior apoio dos restantes diretores Suzy Duarte, Constantino Alvito, Paulo Santos, Álvaro Cardoso, e com os colaboradores José Pedro, Duarte Pereira, Alberto Reis e do Ti Balhoa. Estas são as principais pessoas que fazem com que o clube se mantenha em atividade. Recentemente abrimos o Bar do Clube e contamos com a ajuda da Sarah Evelyn, que poderá ser muito importante. Em agosto vamos avançar com a renovação do Bar do Campo através da colocação de azulejos e tijoleira, e vamos fechar o muro pequeno que desce até à entrada para o campo, em que já está a ser feita toda a estrutura para o mesmo, o que fará com que o campo de futebol do Botafogo passe a ser todo fechado.

O futebol sénior vai continuar no clube com novidades?
Sim. Estamos a reunir condições para que possamos ter duas equipas de seniores (A e B). A equipa A funcionará normalmente como a equipa principal que irá disputar o campeonato do Inatel 2014/2015, e a equipa B que também competirá no Inatel mas numa série diferente, terá regras dentro do clube em que só poderão atuar jogadores até aos 23 anos de idade. Treinadores e coordenador do futebol em permanente contacto e passagens para a equipa A, este será o objetivo a trabalhar na equipa B.

O Botafogo já tem nova equipa técnica?
Após a saída do Jorge Fernandez pensei em dois nomes, acabei por contratar um treinador conceituado a nível do Inatel. Rui Gaspar como treinador principal e Ricardo Mascate como seu adjunto, ambos ex. Lagoa da Palha, formarão a equipa técnica do Botafogo para a época 2014/2015. O treinador da equipa B será Duarte António (ex. Vasco da Gama da Lançada).

Planificação da nova época desportiva? Objetivos?
Vamos ter treinos de captações para as equipas A e B, de 5 a 14 de agosto de 2014, às 20:00 horas. Quanto aos objetivos para a nova época desportiva no que toca à equipa B e como já referi anteriormente, não descurando os resultados, vai trabalhar com o objetivo de surgirem jogadores na equipa A. Quanto à equipa principal do Botafogo vou ser direto…contratei um treinador para sermos campeões distritais este ano. Queremos ir ao Nacional do Inatel. É com este objetivo que os jogadores que assinarem pelo Botafogo vão ter que lutar, quem não tiver essa mentalidade não cabe na equipa do Botafogo. Estamos a construir uma grande equipa para atacar o título e contamos com 10 a 15 jogadores provenientes do Lagoa da Palha, e jogadores de clubes como o Palmelense, Olímpico Montijo, Barreirense e Pinhalnovense, também estão na calha. Acredito seriamente que o Rui Gaspar vai fazer um excelente trabalho no clube. Todas as equipas que nos visitam sabem que o nosso campo é dificílimo, desde que sou presidente que o Botafogo não perdeu qualquer jogo em casa e assim queremos continuar. No final da época terminarei o meu mandato, portanto quero faze-lo da melhor forma. Só depois pensarei na minha recandidatura.

Texto de João Fernandes, alterado em conformidade com o acordo ortográfico
In Sport Setúbal


Sem comentários: