quarta-feira, 28 de maio de 2014

Basquetebol »» Almada recebe Sub-19 femininos

Final-four realiza-se este fim-de-semana


Na final-four de Sub-19 femininos irão estar presentes quatro clubes com enorme tradição no basquetebol feminino, habituados a disputar as fases finais dos escalões jovens. A prova irá decorrer no Complexo Desportivo de Almada e inicio está agendado para a próxima sexta-feira, dia 30, às 20.15 horas, com o jogo entre CPN e Algés. Duas horas mais tarde, será a vez de GDESSA e Académico FC medirem forças e encerrarem o primeiro dia de competição. 
 
GDESSA
 
A formação do Barreiro é liderada por Laura Ferreira, 2 anos consecutivos MVP portuguesa da Liga Feminina, atualmente em trabalhos com a seleção nacional sénior, e uma das grandes figuras do basquetebol nacional. Emília Ferreira e Maianca Umabano são outras duas pedras chave desta equipa, dando-lhe mais qualidade e soluções ofensivas para decidir os jogos. A ausência certa de Leonor Serralheiro, foi sujeita a uma intervenção cirúrgica ao joelho no fim de semana passado, é uma baixa para o conjunto da margem sul, que ainda assim se apresenta com legítimas aspirações a lutar pelo troféu. A equipa venceu I Fase - Fase Zonal - Zona Sul, com apenas uma derrota, menos uma que o Algés, com a curiosidade de terem sido as algesinas a impor o único desaire na fase anterior.

Académico FC

Destaque para as atletas Joana Cortinhas e Sara Dias que, além de terem tido um papel fundamental na recente subida do AFC à Liga Feminina, fizeram também parte da seleção nacional de sub-18 que em 2013 alcançou o brilhante 9º lugar na divisão A do Campeonato da Europa. A equipa na I Fase - Fase Zonal - Zona Norte averbou apenas uma derrota (13 vitórias), tendo sido a única equipa, ainda que pela diferença mínima, a conseguir derrotar a formação do CPN, outra das equipas que marca presença nesta prova.

CPN

É uma equipa muito jovem, com algumas das principais referências a serem de 1º ano de júnior. Sofia Almeida, Catarina Rolo, Francisca Meinedo, Sara Moreira e a ainda cadete Catarina Miranda são jogadoras bem conhecidas a nível nacional e com presenças assíduas nas diferentes seleções nacionais. A juventude não significa menos competência ou capacidade para discutir o título. O último confronto com a equipa do Académico na fase anterior, é prova disso mesmo, já que demonstrou que é uma equipa a ter em conta nesta competição. 
 
Algés

Atual Campeão Nacional, mantém praticamente o mesmo grupo da época passada. Joana Soeiro, Simone Costa, Chelsea Guimarães e Carolina Gonçalves são repetentes em relação ao ano anterior e continuam a ser os destaques nas algesinas. O facto de terem participado nos trabalhos da equipa sénior, aliado à vasta experiência internacional adquirida nas várias presenças nas Seleções Nacionais, fazem deste grupo um candidato muito bem preparado para enfrentar as exigências deste tipo de competição.
 
Texto: FPB 



Sem comentários: