domingo, 20 de abril de 2014

Basquetebol - GDESSA em vantagem, vence CAB no 1º jogo da meia-final no Barreiro

Grande expectativa rodeava este jogo, pois frente-a-frente estavam a equipa do GDESSA, em excelente momento de forma, e o CAB, que vinha de 12 vitórias consecutivas e continuava invicto na Liga Feminina no ano de 2014. O público, na sua maioria afeto à equipa da casa, aderiu novamente em massa para apoiar a jovem equipa do Barreiro. Vitória para a equipa da casa, que assim se colocou na frente da eliminatória. No próximo fim-de-semana a série passa para o Funchal onde se irá decidir quem seguirá para a final da competição.

Inicio do jogo muito equilibrado, típico de um jogo de playoff, onde as equipas já se conhecem mutuamente. O GDESSA controlava bem a posse de bola, mas a percentagem de lançamento não era boa, com o CAB a dominar as tabelas. Apesar do maior ascendente inicial da equipa da casa, sentia-se que o CAB tinha o encontro controlado, pois nunca deixou fugir o jogo, mantendo-se sempre colado no marcador. No final do 1º período, o resultado era de 22-19 para as barreirenses.
No 2º quarto o jogo manteve-se equilibrado, mas agora com diversas alternâncias no marcador (13 durante todo o jogo), com as forasteiras a arrefecerem os ânimos da equipa da casa, pois responderam quase sempre com pontos aos cestos do GDESSA, acabando mesmo a 1ª parte do jogo na frente do marcador (37-35 para as madeirenses).

No inicio da 2ª parte o CAB entrou melhor e conseguiu a sua maior vantagem (5 pontos), mas as escolares acusaram o toque e responderam com 3 triplos seguidos, virando completamente o sentido do jogo. Vera Correia (7 em 10) e Lydia Bauer (6-16) estavam "on fire" e carregaram o GDESSA neste período, fazendo com que a equipa da casa fosse para o último quarto com 9 pontos de vantagem (61-52 no final do 3º período).

No inicio do 4º período o GDESSA continuou na frente, mas o trio Maria João Correia, Schera Sampson (15 ressaltos) e Taj McWilliams iam respondendo ao ascendente das escolares, fazendo mesmo com que o marcador estivesse apenas com 5 pontos de diferença (63-58) a 5 minutos do final. Nuno Manaia voltou a colocar Laura Ferreira (tinha saído 2 minutos antes) e esta agarrou o jogo marcando 4 pontos seguidos em duas penetrações na defesa adversária. Nos últimos 3 minutos o GDESSA limitou-se a jogar com o tempo gerindo assim o resultado até final (76-63).

Em suma o GDESSA assentou a vitória nos lançamentos de 3 pontos (14/45 - 31%) e nos apenas 8 turnovers cometidos ao longo de todo o encontro. O CAB dominou a luta das tabelas com 44 ressaltos "versus" 37 das escolares.

Destaques individuais na ESSA para Vera Correia com 23 pontos, Lydia Bauer (20 pontos e 8 ressaltos) e Laura Ferreira com 17 pontos, 9 assistências e 7 faltas provocadas.

Na equipa treinada por João Pedro Vieira, Schera Sampson com um duplo-duplo (19 pontos e 15 ressaltos) mais 7 faltas provocadas e Maria João Correia com 18 pontos e 6 ressaltos, pese embora os 6 turnovers cometidos, foram as que estiveram em melhor nível.

Texto: Site da FPB

Sem comentários: