segunda-feira, 14 de abril de 2014

Basquetebol - GDESSA apura-se no prolongamento

Após a vitória do GDESSA no 1º jogo da série, a pressão passava para o lado da AD Vagos que estava obrigada a ganhar para se manter em prova e passar a decisão final para o 3º, e decisivo jogo. Depois de uma fase regular muito positiva, as vaguenses ficam pelo caminho na luta pelo título. No confronto entre duas equipas habituadas a defrontarem-se nestas fases da competição, desta vez levou a melhor a equipa do GDESSA, que no prolongamento acabou por ser mais forte (65-61).
 
A equipa da casa entrou determinada, a mostrar que não existem jogos iguais, e com 8 minutos de jogo já tinha 8 pontos de vantagem, obrigando mesmo o treinador das escolares a pedir o seu primeiro desconto de tempo. Esta paragem não teve efeitos imediatos, pois a equipa de Vagos conseguiu chegar ao final do 1º período a ganhar por 22-14.

As anfitriãs estavam a dominar as tabelas e o GDESSA estava também a fazer algumas perdas de bola que permitiam ao Vagos continuar com a mesma diferença no marcador, e assim continuou durante os primeiros minutos do 2º quarto.

Assistiu-se então a uma reação da equipa da margem sul, que "acordou", e num ápice virou o marcador (28-26) com menos de 1 minuto para o final dos primeiros 2 minutos. A primeira parte que acabaria com um "buzzer beater" de Korinne Campbell a levar as equipas empatadas para as cabines (28-28).

Nos instantes iniciais do 3º quarto, o Vagos voltou a fugir para os 6 pontos, embora a ESSA tenha reagido de imediato. Durante este 3º período, a equipa da casa esteve sempre na frente do marcador, mas muitas vezes pela margem mínima. No final deste parcial o resultado era de 43-41 favorável às Vaguenses.

Entrávamos para o último quarto e sentia-se que o jogo estava longe de estar decidido. Durante este último período existiram algumas alternâncias no marcador, mas nenhuma das equipas conseguiu mais do que 3 pontos de vantagem.

Com 1:44 para jogar, Laura Ferreira colocou o GDESSA apenas a 1 ponto do Vagos, mas Joana Jesus respondeu imediatamente do lado oposto com mais um cesto que repunha a diferença nos 3 pontos. Já dentro do último minuto, Laura converte os 2 lances-livres e do outro lado Korinne Campbell marca o primeiro e falha o 2º.

O GDESSA pediu de imediato um desconto de tempo e organizou a ultima jogada, a 9 segundos do fim. A opção escolhida foi Laura Ferreira que converteu um duplo a 7 segundos do fim e empatava o jogo. João Janeiro pedia também ele um desconto de tempo para tentar ganhar a partida. Daniela Domingues penetrou e falhou um lançamento por muito pouco. No final do tempo regulamentar o jogo estava empatado a 55 pontos.

No inicio do prolongamento Janea Fulcher (Vagos) marcou 2 lances-livres e a resposta veio de Ferreira, mas agora de Emília Ferreira que com 7 pontos nesta parte final da partida, acabou por ser decisiva para a vitória das escolares. Resultado final 61-65 para o GDESSA.

Destaques individuas no GDESSA: Laura Ferreira voltou a estar em destaque com 20 pontos, 6 ressaltos, 7 assistências e 7 faltas provocadas. Stephanie Sension com mais um duplo-duplo (13 pontos e 15 ressaltos) e Lydia Bauer com 12 pontos e 7 ressaltos, também estiveram em bom plano, além da já referida Emília Ferreira que, com apenas 17 anos, foi decisiva nos 18 minutos que esteve em campo alcançando 8 pontos e capturando 6 ressaltos.

Na AD Vagos: as americanas Korinne Campbell, também com um duplo-duplo (14 pontos e 12 ressaltos) e Janea Fulcher (17 pontos, 9 ressalto e 8 faltas provocadas), acompanhadas pela internacional Daniela Domingues (12 pontos) e por Ana Teixeira (10 ressaltos) foram as que mais se destacaram.

Na próxima ronda o GDESSA defronta o CAB, com o 1º jogo a ser disputado no Barreiro e os outros 2 no Funchal. 
 
Fonte: FPB

Sem comentários: