quinta-feira, 27 de março de 2014

REMO »» Campeonato Nacional de Fundo

Naval Barreirense e Naval Setubalense conquistam nacional de fundo de juniores masculinos em quadri scull 


Em Melres (Gondomar), num Douro com condições excecionais e com a meteorologia com condições extremamente favoráveis, decorreu no domingo, o Campeonato Nacional de Fundo em Remo para juniores e seniores.

Dois clubes históricos do Distrito de Setúbal, unidos numa tripulação de 4 remadores (quadri scull) venceram com grande vantagem as restante seis tripulações concorrentes.

Em Melres (Gondomar), num Douro com condições excecionais e com a meteorologia com condições extremamente favoráveis, decorreu ontem, domingo, o Campeonato Nacional de Fundo em Remo para juniores e seniores. Paralelamente, decorreu também a Regata Nacional de Fundo para juvenis e veteranos. Uma novidade introduzida na presente época pela Federação Portuguesa de Remo, já que vem permitir a estas categorias participarem também numa das regatas mais importantes do calendário nacional. De facto, embora esta Regata não conferir oficialmente título nacional, é sempre da maior relevância dar oportunidade a estas categorias etárias de participarem, muito especialmente aos juvenis que estão a um passo da participação como juniores.

Estiveram em competição cerca de 500 atletas de ambos os sexos que compuseram 129 tripulações de 1, 2, 4 e 8 remadores, em representação de 21 clubes de todo o país.

Outra novidade introduzida foi a possibilidade de constituição de tripulações mistas de clubes nos barcos longos (de 4 e 8 remadores). Não sendo uma opção unânime no seio da modalidade, é justo que se diga que tem o mérito de abrir a possibilidade aos clubes de menor dimensão de participarem em barcos, ao mesmo tempo que permite “arranjos” de tripulações que, certamente, elevam o nível competitivo. E tem ainda um outro grande mérito: cria hábitos de relacionamento entre os clubes que de alguma forma quebra uma certa cultura de “trabalho de costas”. Tudo fatores que, do nosso ponto de vista, só podem trazer algo de positivo para a modalidade

E foi utilizando esta nova possibilidade que o CNS e o CNB, dois clubes históricos do Distrito de Setúbal, se uniram numa tripulação de 4 remadores (quadri scull) que venceu com grande vantagem as restante seis tripulações concorrentes.

O João Raposinho e o Miguel Costa, do Clube Naval Barreirense, e o Afonso Costa e o Miguel Mendes, do Clube Naval Setubalense, tomaram a dianteira logo na largada da longa prova de 6.000 metros, seguidos de perto pela tripulação do Real Clube Fluvial Portuense.

Controlando sempre os seus adversários e revelando uma elevada maturidade competitiva, a “tripulação do Distrito de Setúbal” nunca deixou que estivesse em risco a sua liderança. Pelo contrário. Nos últimos trezentos metros, malgrado o esforça já despendido, realizaram uma esplêndida ponta final, alargando sobremaneira a distância para com a tripulação portuense que já não teve ânimo, força e oportunidade para reagir.

Terminaram com praticamente 10 segundos de vantagem sobre a Real Clube Fluvial portuense, o que representa cerca de 4 comprimentos e meio (perto de 60 metros). Seguiram-se na classificação: 3º Ass. Naval 1º de Maio (Figueira da Foz); 4º Sport Clube do Porto; 5º Misto Fabril do Barreiro e Ferroviários do Barreiro; 6º Clube Fluvial Vilacondense.

De referir que três destes remadores (Miguel Costa e João Raposinho do CNB e o Afonso Costa do CNS) estão envolvidos no processo de seleção para a Equipa Nacional de Juniores da Federação.

Fonte: Rostos Online

Sem comentários: