sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Basquetebol - Nuno Manaia antevê duelo do GDESSA na Taça

Depois da vitória nos quartos-de-final da Taça de Federação GDESSA e Boa Viagem voltam a defrontar-se numa competição a eliminar. As duas equipas vão lutar pela presença nas meias-finais da Taça de Portugal, com a turma açoriana a deslocar-se ao Barreiro, no próximo sábado, num jogo agendado para as 17.30 horas. O treinador das escolares, Nuno Manaia, não se deixa deslumbrar pela vitória obtida no último confronto, pois considera o conjunto açoriano como um dos melhores da LFB. Apesar da juventude na equipa, o técnico busca a consistência, promete que o grupo vai lutar com todas as suas forças, pelo que considera que a inspiração coletiva no jogo de sábado vai ditar quem seguirá em frente na prova.

O conjunto açoriano leva vantagem nos confrontos entre as duas equipas, uma superioridade patente na classificação, de uma equipa, que na opinião de Nuno Manaia, está entre as melhores da Liga. “O Boa Viagem é a equipa com quem já jogámos mais vezes esta época e apesar de termos ganho no último confronto, realizado na passada sexta-feira em Coimbra, continuamos com um saldo negativo. Se olharmos para a classificação da Liga e para os jogos realizados pelo Boa Viagem, esta é uma das melhores equipas portuguesas da atualidade. Têm duas estrangeiras de bom nível, a Tamara Milovac e a Célia Simões dão experiência ao grupo, e a Ana Paula Silva é uma suplente de luxo.”

Num jogo a eliminar não existe margem para erro, e num confronto em que as duas equipas se equivalem, Manaia não tem dúvidas que a equipa que cometer menos erros vai vencer. “São competições diferentes, quem perder fica fora da Final 4 da Taça de Portugal e as duas equipas irão querer estar neste ponto alto. Os dois conjuntos conhecem-se muito bem e são equipas de valor semelhante. Portanto quem conseguir estar melhor no sábado passará à próxima fase da competição.”

Nuno Manaia ainda busca a perfeição da equipa, se bem que se mostre satisfeito com o percurso da equipa. “Penso que apesar de ainda não termos conseguido atingir um nível de jogo que nos deixe satisfeitos, estamos a fazer uma 2ª parte de época acima do que fizemos na 1ª volta. Estamos ainda à procura de tirar o maior proveito de todas as nossas jogadoras. Temos uma equipa com muitas jovens de valor inquestionável e que farão parte do futuro do basquetebol nacional feminino nos próximos anos. A experiência da Vera Correia é fundamental para elas se apoiarem nos momentos de decisão, assim como na mais-valia da duas americanas da equipa, mas há situações que só com o tempo e com o aparecimento dos obstáculos as vai fazer crescer.”

Hábitos de vitória é o que treinador procura para a sua equipa, ainda que reconheça que o grupo sempre deu o seu melhor em todos os jogos em que participou. “Queremos ser bons todos os jogos e não só em alguns deles, chama-se a isso consistência, e nós procuramos isso todos os dias. Tirando o jogo com o Algés, para a Taça Vítor Hugo, em que perdemos por 17 pontos, todas as nossas derrotas foram no máximo por 7 pontos de diferença, isto prova que somos fortes. As nossas jogadoras deixam tudo no campo e tenho a certeza de que ninguém vai para um jogo a pensar que será uma partida fácil.”

Fonte: FPB

Sem comentários: