sábado, 18 de julho de 2015

Corrida da Lagoa consolida-se como a maior do Alentejo no Atletismo de Estrada


A 20.ª Corrida da Lagoa e a 8.ª Caminhada da Reserva Natural voltaram a juntar perto de mil participantes, na tarde do dia 11 de julho, numa organização da Junta de Freguesia de Santo André, com o apoio da Câmara Municipal de Santiago do Cacém. A corrida, na extensão de 10 km, teve como vencedores Nélson Cruz (Escola de Atletismo Pedro Pessoa) e Ana Dias (NDC Odemira), consolidando-se, ano após ano, como a maior do Alentejo em Atletismo de Estrada.

Jaime Cáceres, Presidente da Junta de Freguesia de Santo André, enaltece “uma massa humana extraordinária, muito colorida, muito bonita”, sublinhando que a Corrida da Lagoa oferece espaço para todos, sendo ao mesmo tempo “um espaço de convívio” e dando igualmente “oportunidade para os atletas mais fervorosos”.

A participação acabou por ficar “mesmo em cima do recorde da prova, com 625 corredores chegados à meta, quando o recorde é 627”. A 8.ª Caminhada da Reserva Natural também merece uma palavra de apreço e reconhecimento por parte do Presidente da JFSA, que se congratula-se com a forte adesão “a rondar as 400 pessoas”.

Outro momento importante voltou a ser o já tradicional convívio final pós-prova, que Jaime Cáceres afirma ter sido “extraordinário”, com a organização a servir “1500 refeições no espaço de 1h30”. O autarca enaltece “o trabalho dos trabalhadores da Junta, de muitos voluntários que se juntam a nós nesta altura, das associações, entidades, patrocinadores, etc., que são sempre uma grande mais-valia para esta logística”. Além da entrega de prémios e do baile animado por Rita Melo, destaque para as homenagens a dois atletas totalistas nas 20 edições da prova, bem como para a Xistarca – “pela ajuda todos os anos na organização da corrida, sem eles seria difícil” - e o “pai” da corrida, Manuel Fonseca Santos, que “foi a pessoa que deu o pontapé de saída para a Corrida da Lagoa e que ainda hoje, passados 20 anos, se envolve todos os dias no grande trabalho que temos para colocar esta corrida de pé”, destacando “a sua dedicação à causa pública”.

“Toda a gente ficou satisfeita”, remata Jaime Cáceres, que se mostrou “orgulhoso pela equipa que temos na nossa Junta de Freguesia, que promove a maior manifestação desportiva em termos de atletismo de estrada no Alentejo. É obra!”, conclui.

Foto e texto: Câmara Municipal de Santiago do Cacém

Sem comentários: