quinta-feira, 30 de outubro de 2014

FC Barreirense cria programa de apoio a jovens atletas carenciados no âmbito do projeto «Bolsa Social de Mérito Desportivo»

O Futebol Clube Barreirense apresentou publicamente o projeto “Bolsa Social de Mérito Desportivo”, com vista a apoiar os atletas do clube com carências socioeconómicas. Esta iniciativa visa promover a igualdade e oportunidade desportiva na prática das modalidades do Clube – Futebol, Basquetebol, Xadrez, Natação e Ginástica – baseada no mérito desportivo e escolar dos atletas.

A apresentação pública da iniciativa, contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto, da Vereadora do Desporto da Câmara Municipal do Barreiro, Regina Janeiro e de várias entidades e apoiantes do clube.

Os dirigentes do FC Barreirense estimavam que, para esta época desportiva, 10 atletas do Clube poderiam vir a beneficiar com este projeto, mas no dia da apresentação pública da iniciativa, este objetivo já tinha sido ultrapassado, com a atribuição de 11 bolsas. O número final de bolsas atribuídas depende dos apoios que o Clube conseguir reunir perante as necessidades dos atletas identificados.

A bolsa dirige-se, para já, a crianças entre os 10 e os 18 anos de qualquer modalidade, cujo mérito desportivo e escolar seja reconhecido pelos treinadores. A Bolsa pode ser proposta pelo próprio treinador do atleta ou solicitada pela família. As candidaturas serão avaliadas por um júri num prazo de cerca de 15 dias.

Para financiar a “Bolsa Social de Mérito Desportivo” o F.C. Barreirense apela a entidades coletivas ou particulares que queiram apoiar a iniciativa sendo que o investimento é de 150€ por atleta, por época desportiva. Até ao momento foram várias as empresas locais e alguns particulares que patrocinaram as 11 bolsas atribuídas, a destacar: Self-Energy, Rotary Clube do Barreiro, Restaurante Casa do Hugo, Restaurante Café Quim, Bar Clube de Vela, Pastelaria Bela, Tipografia Terceira Via e Sr. Abel Rosa.

A iniciativa surge de uma proposta dos Membros do Conselho Geral do FC Barreirense perante as visíveis dificuldades de algumas famílias em custearem as atividades desportivas dos seus filhos, e que nos últimos tempos têm assumido maiores proporções.

Esta é mais uma iniciativa do FC Barreirense para com a comunidade do Barreiro, inserida no projeto “Barreirense Solidário”.

Para o Presidente do FC Barreirense, José Paulo Rodrigues “O Futebol Clube Barreirense sempre teve preocupações com as áreas sociais e a formação de atletas, mas igualmente com a formação cívica de Homens. Essas preocupações sempre incluíram a vontade de responder favoravelmente a todos os que manifestam interesse em participar na prática desportiva do Clube, incluindo aqueles cuja situação social e financeira não lhes permite a comparticipação dos encargos que, regra geral, são suportados pelos atletas. Esperamos com esta iniciativa dar oportunidade aos jovens de poderem praticar desporto, que de outra forma não teriam condições para o fazer”.

Fonte – FCB

Sem comentários: