domingo, 26 de outubro de 2014

Basquetebol »»» Benfica perde no Barreiro

Galitos “vinga-se” à terceira tentativa


É caso para dizer que à terceira foi de vez. Depois de duas derrotas a contar para competições diferentes, o Galitos Barreiro – Tley conseguiu ser mais forte que o Benfica e começou o campeonato com um resultado positivo. A vitória por 86-78, na jornada inaugural da LPB, vem confirmar o discurso dos atletas benfiquistas que no lançamento deste jogo alertavam para o facto de todos quererem vencer o atual campeão nacional, pelo que este campeonato não seria um passeio para os encarnados.

Há umas semanas a equipa da margem sul do Tejo tinha ameaçado a vitória, e nem mesmo o resultado negativo da Supertaça retirou ambição e confiança à equipa liderada por Carlos Caetano. Um resultado perfeito para um conjunto que ainda está numa fase de construção, mas que será certamente uma injeção de motivação para a disputa desta fase regular da Liga.

Desde o quarto inicial que a equipa do Barreiro comandou o encontro (25-20), sendo que ao intervalo a diferença entre os dois conjuntos era de apenas quatro pontos (32-28). Nem mesmo o descanso fez com que a formação da casa continuasse a ser superior, que chegou mesmo a dilatar a vantagem pontual durante o 3º período do encontro (67-60). Sete pontos, com 10 minutos para serem jogados, não garantiam nem de perto nem de longe o triunfo do Galitos, mas a resposta da equipa da casa foi categórica no último quarto. Não só confirmaram a vitória como venceram o útlimo quarto (19-18), prova de que não abanaram nos momentos decisivos, tendo revelado uma enorme consistência frente aos tri-campeões nacionais.

Miguel Minhava (21 pontos e 5 ressaltos) liderou a equipa à vitória, mas não foi o único elemento da equipa do Barreiro a estar em bom plano. Eki Viana (15 pontos e 5 ressaltos), Benjamin Gresmer (17 pontos e 4 ressaltos) e Brian Clark (17 pontos e 2 ressaltos) foram igualmente importantes no sucesso do Galitos.

Apesar de ter tido cinco jogadores com 1o ou mais pontos, o extremo João Soares foi melhor marcador dos encarnados com 20 pontos. Logo seguido por Diogo Carreira e Mário Fernandes ambos com 12 pontos.

Classificação


Clube V D Pts
1 Sampaense Basket 1 0 2
2 Ovarense Dolce Vita 1 0 2
3 Illiabum Clube 1 0 2
4 Galitos Barreiro Tley 1 0 2
5 Barcelos HotelTerçoGiv 1 0 2
6 V. Guimarães 0 1 1
7 S. L.Benfica 0 1 1
8 UD Oliveirense 0 1 1
9 CAB Madeira SAD 0 1 1
10 Algés/UAL 0 1 1
11 Lusitânia 0 0 0
12 MaiaBasket 0 0 0

Sem comentários: