quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Basquetebol »»» LPB arranca já no fim de semana

Depois da disputa de dois troféus e semanas de preparação, a Liga Portuguesa de Basquetebol vai começar este fim de semana. O SL Benfica tem dominado a competição e já deu sinais, esta temporada, que pretende manter essa hegemonia. Fica a curiosidade de perceber quem terá maior capacidade para se bater com os encarnados, observar os novos reforços das equipas e acompanhar a evolução dos mais novos que este ano se estreiam no escalão principal. No fundo, tudo o que habitualmente envolve um início de temporada.

Galitos Barreiro – Tley x SL Benfica
Em pouco mais de uma semana as duas equipas defrontam-se pela 3ª vez esta temporada. Vantagem para os encarnados, que venceram os dois jogos anteriores, se bem que no último jogo disputado no Barreiro o equilíbrio tenha sido a nota dominante. Com mais uma semana de trabalho veremos como continua a evoluir a equipa do Galitos, se as rotinas defensivas e ofensivas estão melhor apreendidas, de forma a criar ainda mais problemas ao favorito Benfica. Depois da vitória na Supertaça, Carlos Lisboa vai ter a oportunidade de reintegrar e melhorar a condição física dos lesionados, trabalhar de uma forma mais normal durante a semana, resumindo, potenciar ainda mais um plantel que já provou ter muita qualidade e opções.

Algés/UAL x Sampaense Basket
Frente a frente duas equipas que têm nos seus planteis muitas jovens promessas do basquetebol nacional. Dois clubes obrigados a construir as respetivas equipas com os orçamentos possíveis, facto que abre espaço para que muitos internacionais das seleções mais jovens tenham a oportunidade de jogar na Liga. André Martins tem a vantagem de ter um ano já de trabalho no comando do Algés, perdeu jogadores influentes, como foram os casos de Francisco Jordão e João Santos, mas conseguiu reforçar a equipa com Pedro Belo e um jogador norte-americano. Já a equipa do Sampaense alterou-se muito mais, muita cara nova a começar pelo treinador o espanhol Félix Garcia. Do núcleo duro da última temporada manteve-se o capitão Diogo Gonçalves, chegaram vários internacionais portugueses pelas seleções jovens, Rafael Wildner, Diogo Ventura, defronta a sua ex-equipa, André Miguéns, José Miranda e Francisco Santos, isto sem esquecer o trio de norte-americanos que poderá dar outra dimensão à equipa de S. Paio de Gramaços.

 Ovarense Dolce Vita x CAB Madeira
Tendo em conta o passado recente das duas equipas será certamente um jogo muito interessante de acompanhar. Até à data, a equipa de Ovar deu melhores indicações, já que os vareiros chegaram às meias-finais do Troféu António Pratas. Carlos Pinto aposta no trabalho de continuidade, soube retocar o plantel, concedendo-lhe mais soluções e qualidade ao recrutar o jovem, muito ainda para aprender, Massine Fall, e fazer regressar ao clube Jaime Silva e Júlio Silva, bem conhecidos em Ovar. O inicio de temporada não foi nada famoso para a formação madeirense, mas o novo treinador, João Paulo Silva, reclamava por mais competição e tempo para construir uma equipa que foi formada quase de raiz. Integrar três estrangeiros, André Calabote e Stefan Djukic não é tarefa fácil, no entanto, os 20 dias de trabalho, desde o último confronto entre estas duas equipas, é provável que tenham tornado a equipa madeirense diferente para melhor.

 UD Oliveirense x Illiabum Clube
Dois vizinhos que voltam a reencontrar-se mas desta vez no escalão principal. Um jogo de grande rivalidade e que traz à memória grandes embates entre estes dois clubes. Ambas as equipas sofreram muitas alterações, no Illiabum começou mesmo no treinador. A chegada de Ricardo Vasconcelos trouxe uma nova filosofia no recrutamento, com os ilhavenses a apostarem em jogadores jovens, todos eles internacionais (Ricardo Rosa, Carlos Cardoso e Isaías Insaly), e com margem para progredirem. Ainda assim, o treinador manteve uma base que garantiu a subida de divisão, a que juntaram dois estrangeiros e Sérgio Correia. Começar a época em Oliveira de Azeméis será um bom teste ao estado de evolução do conjunto de Ílhavo. Rui Alves mantém-se no comando técnico da Oliveirense, tendo protagonizado uma pequena revolução dentro da equipa, se bem que nem toda terá sido pelo seu desejo pessoal. A saída de João Soares foi quase inevitável, mas em sentido oposto chegaram muitos reforços, quase todos bem conhecidos de Rui Alves. Hélder carvalho, Augusto Sobrinho, Eduardo Guimarães, David Gomes e Pedro Soares foram os portugueses que se mudaram para Oliveira de Azeméis, sem esquecer os dois estrangeiros, em que um deles, Dusan Sisic, integrou mais tarde a equipa já que a sua chegada resultou de uma troca de jogadores.

Barcelos Hotel TerçoGiv x Vitória Sport Clube
Um derby a abrir a fase regular, num jogo em que existem contas a ajustar por aquilo que se passou durante a fase de grupos do Troféu António Pratas. Na altura os barcelenses colocaram fora de prova o Vitória, com a equipa de Fernando Sá a regressar ao pavilhão onde foi derrotada já esta temporada. Os comandados de José Ricardo Neves já mostraram, durante a final four do Troféu António Pratas, que irão ser uma equipa muito competitiva. Composta por jogadores de qualidade, e em que o trio de estrangeiros é claramente uma mais-valia, sem esquecer obviamente o conjunto de portugueses que tem sido a base do sucesso para que o Barcelos consiga ser, ano após ano, um adversário muito competitivo. O técnico Fernando Sá viu ser realizado o seu desejo de manter os quatro internacionais na equipa, tentou reforçar cirurgicamente a equipa em capítulos do jogo em que tinha alguns problemas, Marcel Monplaisir é um bom exemplo disso mesmo, falta agora perceber e avaliar se os reforços Nebojsa Pavlovic e Doug Wiggins, este último cumpre um período de experiência, conseguem ajudar o Vitória a conquistar maior dimensão e mais capaz de lutar por objetivos mais ambiciosos.

Maia Basket x Lusitânia
Este será o único jogo da ronda de domingo, o primeiro dos açorianos após a participação nas meias-finais do Troféu António Pratas. A equipa liderada por Nuno Barroso já marcou presença num ponto alto da temporada, tendo inclusive oferecido excelente réplica à equipa do Barcelos no jogo da semifinal. Nesse jogo nem todos os jogadores da equipa açoriana se mostraram na sua melhor forma desportiva, o que pressupõe que o Lusitânia se poderá apresentar mais forte. O clube, ao assumir que quer fazer melhor do que na época passada, revelou-se muito ambicioso, apesar de ter efetuado bastantes alterações no seu plantel. Entre os novos reforços, alguns deles já conheciam o clube, outros a Liga portuguesa, algo que naturalmente facilita a integração e a obtenção de rendimento desportivo. O Maia Basket, mais do que nunca, tem de ser "campeão" na atitude e no desejo de vencer. Os maiatos contam só com jogadores nacionais no grupo de trabalho, se bem que sejam esperados 2 ou 3 jogadores para reforçarem a formação liderada por Manuel Romão. A gestão controlada do clube obriga a que seja privilegiada a situação financeira do mesmo, de forma a garantir a sua sustentabilidade e o próprio futuro. Ainda assim, nem tudo são más noticias, já que existe a possibilidade, de a curto prazo, o clube vir a ter um pavilhão próprio. 



Sem comentários: