sábado, 27 de setembro de 2014

Mais de 200 pessoas no primeiro Meeting Desporto de Alcochete »»» Profissionais do sector do desporto apresentaram os seus projetos

O Meeting Desporto de Alcochete, organizado pela Playeventos e com o patrocínio oficial da Mondo Portugal, reuniu ontem no Forum Cultural de Alcochete profissionais de renome da área de desporto que apresentaram os seus projetos a uma plateia de mais de 200 pessoas.

Carlos Paixão, porta-voz do Meeting Desporto de Alcochete, deu início ao evento que considerou ser um sonho tornado realidade que tem por base o tema encantador do desporto. Fez ainda questão de agradecer aos oradores, aos convidados e a toda a equipa que tornou possível a realização deste primeiro meeting.

O painel de oradores, moderado pelo comentador desportivo Jorge Baptista, foi inaugurado pelo Dr. Alexandre Mestre, Advogado na sociedade Abreu Advogados e um dos 20 advogados mais influentes do mundo em Direito do Desporto, para dar a conhecer a relevância da área jurídica na atividade desportiva. “O direito do desporto é necessário embora por ventura às vezes seja excessivo” começou por afirmar Dr. Alexandre Mestre. Abordou as várias vertentes do direito desportivo: o direito e as infraestruturas, o enquadramento jurídico institucional do desporto, o adepto do desporto e a lei, o desporto como negócio/entretenimento, entre outras áreas.

No final da sua intervenção, o Dr. Alexandre Mestre concluiu que existe muito direito do/no desporto mas que este é uma necessidade e resposta às exigências e especificidades do setor e não deve ser visto como um mal necessário. Referiu ainda que o direito do desporto depende da cultura de cada país.

O meeting continuou pela voz do Arq. Paulo Simões, da Berger Arquitetos, que trouxe o projeto Arena de Luanda, construído para receber o 41º Campeonato Mundial de Hóquei em Patins. Os grandes desafios deste projeto foram cumprir o custo e prazo restritivo, implementando um pavilhão multidesportivo com acessibilidade, segurança e flexibilidade. O Arq. Paulo Simões fez questão de salientar que: “O principal deste projeto foram as pessoas e foi comovente sentir que todos estavam empolgados no que estavam a fazer.”

Da arquitetura passámos para o marketing desportivo com a participação do Dr. Francisco Hidalgo, Diretor de Marketing da Pelayo, que partilhou como a Pelayo, uma empresa pequena, conseguiu através do marketing tornar-se numa das seguradoras mais conhecidas de Espanha.

O patrocínio à Seleção de Espanha, iniciado em 2008, e que representou um investimento na ordem dos 2 milhões de euros, permitiu aumentar a notoriedade, posicionamento e atividade comercial da Pelayo, sendo atualmente a 6ª empresa mais reconhecida no mercado dos seguros.

A arquitetura desportiva voltou a estar em destaque com o Arq. Joan Sauqué i Brines, da Hernando & Sauqué Arquitetos, que abordou as especificidades em torno dos complexos desportivos de alta competição.

Na parte da tarde, o meeting começou com António Saraiva, Presidente da Confederação Empresarial de Portugal, que evidenciou a importância do desporto do ponto de vista social e económico. Nas palavras de António Saraiva “a atividade desportiva deve ser um meio e não um fim e devemos olhar o desporto como um fator de saúde pública e que favorece o dinamismo social e económico.”

Da economia passámos para a saúde com a participação do Dr. Henrique Jones, ortopedista reconhecido pelo seu trabalho como médico da Seleção Nacional, para falar sobre a prevenção das lesões no desporto. O médico realçou a importância de uma avaliação médico desportiva rigorosa como método preventivo de uma lesão. Fez também referência às diferenças entre a relva natural e a sintética, concluindo que: “ jogar em relva sintética é cada vez mais seguro e não há grandes diferenças em relação ao relvado natural.”

O Dr. Henrique Jones concluiu ainda que o exercício físico e o desporto são fundamentais mas naturalmente que as lesões estão inerentes à sua prática. Existem estratégicas de prevenção que podem minorar as lesões assim como programas educacionais, formativos e qualificativos.

Para nos dar o seu testemunho sobre o papel do rugby como modelo de formação de jovens subiu ao palco o Arq. João Paulo Bessa. O antigo selecionador nacional de rugby partilhou os valores do rugby – integridade, paixão, solidariedade, disciplina e respeito – e destacou o trabalho coletivo como elemento fundamental para o rugby.

João Paulo Bessa comparou a equipa de rugby a um exército medieval e concluiu que o rugby desenvolve a visão estratégica, o trabalho em equipa, o sentido de tolerância e disciplina, a visão periférica, o sentido tático, a capacidade de decisão, a assunção de responsabilidades, o respeito pelos intervenientes e pelas regras estabelecidas e voluntariamente aceites.

O primeiro Meeting Desporto de Alcochete culminou com a intervenção do Dr. Amadeu Portilha, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, para nos falar dos impactos económicos, sociais e desportivos da Cidade Europeia do Desporto 2013 em Guimarães. No rescaldo da Capital Europeia da Cultura em 2012 e através do slogan “Guimarães não pára”, os vimaranenses mobilizaram-se e durante o ano de 2013 realizaram 175 eventos desportivos, com a participação de 170 mil pessoas, 447 instituições envolvidas e 276 instalações utilizadas.

O Guimarães Cidade Europeia do Desporto 2013 originou 335.000 visualizações no website, 71.000 visualizações vídeos youtube, 2100 notícias na imprensa e 45 horas de televisão.

O Meeting Desporto de Alcochete foi encerrado por Jorge Baptista que anunciou que o meeting regressa no próximo ano e já tem data marcada: 22 de outubro de 2015.

Fonte – FF
In Rostos Online

Sem comentários: