segunda-feira, 16 de setembro de 2013

O Núcleo de Árbitros de Futebol da Cidade de Setúbal inaugura, a nova sede social

O Núcleo de Árbitros de Futebol da Cidade de Setúbal inaugura, esta sexta-feira, às 21 horas, a nova sede social. Um momento solene para a arbitragem sadina, aguardado há 46 anos, e que representa, segundo Luís Ramos, presidente da Direcção do núcleo, «o concretizar de um sonho».

A partir desta sexta-feira, o n.º2 - F da Rua dos Salgueiros, no Bairro da Liberdade, em Vale do Cobro, Setúbal, abre a porta à realização de um sonho com 46 anos, os mesmos que o núcleo de árbitros de Setúbal festeja pela passagem de mais um aniversário. Será nesta morada que os árbitros setubalenses passam a 'morar', e pela primeira vez, numa casa própria.

«É um espaço com cerca de 50 metros quadrados, cedido pela Câmara Municipal de Setúbal com base num protocolo que nos possibilita a renovação de quatro em quatro anos. Esta será a nossa casa daqui para frente. Um espaço que nos entusiasma e que, pela primeira vez, desde a fundação do núcleo (15 de Setembro de 1967), podemos dizer que é nosso», começou por explicar Luís Ramos, presidente do núcleo nos últimos quatro anos, a que se somam mais seis em que desempenhou o cargo de tesoureiro.

«Este é de facto um sonho concretizado. Desde a fundação, que andávamos com a casa às costas um pouco por toda a cidade, em espaços pontualmente cedidos por instituições locais», lembra Luís Ramos, antes de agradecer a todos os que apoiaram o núcleo ao longo da sua existência.

Refira-se que a mais recente morada do núcleo de árbitros de Setúbal fixou-se na antiga sede da AF Setúbal.

Agradecimento à autarquia

Até agora, os mais de 100 árbitros associados do núcleo, 80 em actividade, eram dos poucos que não tinham sede própria, pelo que o agradecimento à autarquia local merece um sublinhado especial. «A presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, sempre mostrou um grande carinho pela nossa actividade. Este presente, pelo qual lutámos muito, merece-nos um forte aplauso, igualmente extensível ao Chefe da Divisão de Desporto da Câmara, José Pereira, que nos apoiou durante todo o processo», destacou o responsável directivo dos árbitros sadinos, também ele árbitro assistente no activo, que juntamente com mais dois associados do núcleo, representam a arbitragem distrital na Liga.

Quanto às perspectivas de futuro, Luís Ramos, não hesita em mostrar-se confiante. «O núcleo de Setúbal deixa antever um futuro promissor, uma vez que temos muitos árbitros jovens e que já mostram muita qualidade. A nossa ambição é cativar mais árbitros e vamos continuar a desenvolver o trabalho de acompanhamento, fundamental para a dinâmica da actividade», descreveu, entusiasmado, Luís Ramos, que conta no núcleo, além dos assistentes na Liga, com dois árbitros de futebol e quatro de futsal nos quadro da Federação.

AF Setúbal com nota positiva

Instado sobre o relacionamento do núcleo com a AF Setúbal, Luís Ramos não podia ser mais esclarecedor. «A Direcção e o Conselho de Arbitragem têm vindo a fazer um trabalho muito positivo e renovador. Os árbitros têm merecido uma atenção adequada e, no que respeita ao núcleo de Setúbal, o balanço no relacionamento institucional neste último ano, em particular, tem sido excelente».

Recorde-se que a cerimónia de inauguração da nova sede e aniversário do NAFCS, tem garantidas, entre outros convidados, as presenças da presidente da C.M. Setúbal, Dores Meira, e do presidente da Junta de S. Sebastião, Nuno costa. No âmbito do futebol, Sousa Marques, presidente da AF Setúbal, Aníbal Guerreiro, presidente do Conselho de Arbitragem da AF Setúbal e Vítor Pereira, presidente do Conselho de Arbitragem da Federação.
Texto: Site da AF de Setúbal

Sem comentários: