quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

"Roger Augusto elogia Seminários de Futsal da AF Setúbal e promete ‘provocações’"


«O objetivo é fazer chegar a todos os presentes, algumas perspetivas sobre a complexidade do jogo, numa abordagem que irá refletir a criação e os pontos base desta temática»

"Começam esta sexta-feira, a partir das 21 horas, na sede da AF Setúbal, os Seminários de Futsal, iniciativa promovida pela instituição.

Roger Augusto, Seleccionador da AF Lisboa, vai ser o convidado especial do primeiro seminário subordinado ao tema “Organização de Jogo e Scouting”.

«O objectivo é fazer chegar a todos os presentes, algumas perspectivas sobre a complexidade do jogo, numa abordagem que irá reflectir a criação e os pontos base desta temática», começou por adiantar ao afsetubal.pt o responsável técnico.

Roger Augusto abordará ainda a realidade do Scouting. «Vou analisar de uma forma provocatória o scouting. Há interessantes formas de analisar os adversários e será por aí que a minha reflexão vai basear-se», revela o treinador da AF Lisboa. 

O que é o Scout? 

Scout é uma palavra da língua inglesa que traduzida para o português significa explorar. Esse é o principal objectivo de um trabalho de Scout, explorar todas as possibilidades das equipas analisadas, encontrando pontos fortes e fracos nas mesmas.

O Scout é um factor que passou a ser muito utilizado no desporto de competição em geral. Com os dados recolhidos, as equipas tem uma base de dados completa sobre o seu desempenho a cada jogo realizado. Assim a equipa técnica tem um importante referencial para melhorar o desempenho do seu conjunto nos jogos e também nos treinos. 

Iniciativa inovadora 

Instado a avaliar da importância da iniciativa da AF Setúbal em promover os Seminários de Futsal, Roger Augusto não hesita em elogiar: «É uma iniciativa inovadora pela quantidade de especialistas que vai trazer e pela sua extensão ao longo de vários meses».

«Estas são oportunidades que não devem ser desperdiçadas pelos técnicos e não só que estão envolvidos no futsal, uma modalidade a crescer e que tem através deste tipo de eventos renovados impulsos para reforçar o seu desenvolvimento», acrescentou.

Recorde-se que a Associação de Futebol de Setúbal vai organizar, a partir desta sexta-feira (22 de Fevereiro), onze seminários totalmente dedicados à promoção e desenvolvimento do futsal na região. As jornadas, que se estendem até 12 de Julho pretendem ser um contributo importante para todos os envolvidos na modalidade.

A AF Setúbal convidou 19 especialistas (entre treinadores, jogadores, professores, dirigentes, fisioterapeutas e jornalistas) para, de viva voz, contribuírem com as suas experiências em nome da evolução do futsal.

Desta forma, entre Fevereiro e Julho, num evento que será descentralizado por cinco concelhos da região (Almada, Setúbal, Seixal, Barreiro e Alcochete), o futsal assumirá uma expressão de excelência. Ocasião especial para os responsáveis técnicos renovarem a sua formação, numa altura em que os cursos de treinadores estão suspensos.

As 11 jornadas dos Seminários de Futsal da AF Setúbal têm as inscrições limitadas (Clique aqui para ver ficha de inscrição).

No sentido de obter mais informações e/ou esclarecimentos adicionais poderá contactar a AF Setúbal através do e-mail: gabtecnico.afsetubal@fpf.pt ou pelos tlfs: 265 539 390 / 265 547 683."

Texto: Site da AF de Setúbal

Sem comentários: