domingo, 2 de maio de 2010

Será benéfico queimar etapas na formação desportiva???



(algumas reflexões sobre a aceleração do processo de maturação)

Para a iniciação precoce há necessidade que o atleta tenha alcançado certo grau de desenvolvimento intelectual, a fim de que melhor possa compreender e interpretar as normas e regras e entender com quem está competindo, para assim se poder avaliar se a criança atingiu um desenvolvimento fisiológico ideal para iniciar este tipo actividade desportiva.

A criança é particularmente sensível às condições de vida que lhe são impostas, respondendo, por sua vez, com alterações do comportamento. O desporto vai proporcionar uma ajuda a estes jovens e contribuir para a determinação dos mecanismos sociais, educativos e culturais que favoreçam o seu desenvolvimento harmonioso e equilibrado, não promovendo a aceleração do processo de maturação.

A capacidade de desempenho aumenta à medida que a criança se aproxima da maturidade física, por isso se um atleta ainda criança não está completamente desenvolvido biologicamente, para ter um treino forçado ou que ultrapasse os seus limites (é como ensinar matemática da faculdade a uma criança de 7 anos), pode causar problemas futuros a essa criança. Por outro lado quem aprende futebol pode desenvolver um acervo de habilidades bastante diversificado. O rendimento, neste nível, depende bastante das condições físicas. No entanto, no futebol ou em qualquer outro desporto colectivo, recomenda-se que a preparação física também seja preparação técnica. Todas as actividades devem envolver bola, a não ser em casos especiais, como a musculação.

Na prática desportiva precoce produz-se uma iniciação ou especialização alucinada ao indivíduo que começa a despontar no meio desportivo, mas é muito difícil conhecer com perfeição as características do futuro atleta de elite quando este ainda é muito jovem.

Nos atletas precoces podemos observar níveis altos de ansiedade e stress. O nível de ansiedade no início do treino pode ser mais visível, com o tempo a ansiedade vai passando. Na iniciação precoce, pode-se causar alguns danos mentais e morais a estes talentos desportivos, que podiam ter um futuro promissor, acabando em fracassos e desilusões.

É importante entender que uma criança não é um adulto em miniatura, o desporto, é todo um processo e factores, deve ser organizado para desenvolver a capacidade de cada atleta, para melhorar o seu desempenho sem exageros e não para satisfazer a vontade e ambição dos pais e treinadores.

Com isto, deixam para trás factores importantes relacionados com a saúde e o bem que poderia ser conquistado pela prática da actividade física.A especialização precoce, apresenta quase sempre factores que são primordiais no abandono da prática desportiva.

Fernando Santos
Consultar também:
Treino de Jovens em: http://www.adal.pt/artigos/Jovens/Teino_jovens_Iniciacao_principios.pdf


Voltar à página: Artigos de opinião

Sem comentários: