quarta-feira, 5 de maio de 2010

Formação

Mensagem censurada no Blog da Academia do F C Barreirense

Enviada 03/02/2010 – Quarta-feira
Citação (CF)


“Novamente numa 2ª Fase a nossa equipa faz formação, jogam todos os elementos da equipa, tempos muito semelhantes, quase nunca inferiores a 25 minutos, sendo essa a filosofia de todas as nossas equipas da Academia, é esse o nosso rumo, e será esse que defenderemos...”

- Se fazer formação fosse só isto!!!

E o resto…

-A igualdade de tratamento e oportunidades durante os treinos? (uns treinam e outros arrefecem no banco ou vão tomar banho mais cedo. Será que não são assíduos? será que não são pontuais? Será que são indisciplinados? Será que têm problemas de relacionamento com os colegas? Será que têm falta de humildade? Será que não pagam as mensalidades?... Então porque será?)

-Onde se incentiva a criatividade e a alegria de jogar? Será que os métodos utilizados serão os mais indicados para estas idades? (Quique Flores ex-treinador do Benfica, sobre a actualidade "Faltam génios e sobram robôs, definitivamente falta o futebol de rua... Agora, as crianças vão para as escolas de futebol, que são uma espécie de fábricas de jogadores prematuros...")

-Onde estão as reuniões periódicas com os encarregados de educação para fazer as pontes entre as dificuldades e os progressos dos alunos?

-O que se faz com o acompanhamento escolar? Então e os incentivos ao sucesso? E como tratar o insucesso? E como se promove a recuperação?

-Não façamos confusão entre jogadores de futebol e alunos duma escola de futebol. (os jogadores de futebol não pagam para jogar)

- Ou frases como estas:

“Se há aqui alguém desmotivado a mim não me interessa”

“Agora vão jogar os mais fracos, para a semana temos um jogo difícil e voltam os mais fortes”

Citação(CF)

“Uma lembrança para os meus jogadores, ouvir e saber aplicar demonstra inteligência e todos vocês o são, porém lembrem-se ninguém sabe tudo...” e acrescento eu - excepto o treinador…

Já agora uma sugestão para a próxima convocatória das Escolas A:

Jogam: Moisés Sol Posto; João Sanguessuga; Rafael Bernardo; Tiago Ribeiro; Gonçalo Mota; (transformado em defesa imprescindível?) Ivan Sanches; (recuperado?) Diogo Silva; (Suplente efectivo?) Tiago Rebelo e Alexandre Correia; (estes dois têm de jogar porque chegaram mais tarde ao clube) e Rodrigo Grilo (encaixa bem na equipa).

Poderia completar a lista com um guarda redes e um jogador de campo, mas não!!! vou deixar isso ao critério do treinador, apenas vou dar-lhe um conselho - não tire à sorte porque poderá sortear algum que não gosta.

Para ser Campeão não pode valer tudo, estamos também, a formar futuros HOMENS... (no futebol ou fora dele)

Quando conseguir corrigir estas e outras situações, que seria fastidioso enumerá-las, mesmo que para isso, pelo meio possa ter alguns jogos em que não consegue a vitória, então talvez esteja a fazer formação…

Fernando Santos
Sócio do Barreirense e avô de 1 aluno

Sem comentários: