quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Basquetebol: Leonor Serralheiro e a invencibilidade do GDESSA - «A nossa atitude tem sido importante»

A formação da margem sul do Tejo ainda não perdeu qualquer jogo na Liga Feminina e sabe que é nesta altura um alvo a abater. O segredo do sucesso tem sido, segundo a base titular da equipa, de apenas 18 anos, o trabalho, a união do grupo, a regularidade e a defesa. Mas este fim-de-semana vão ser colocadas à prova, sábado, pelo Lousada, e domingo, pelo CAB Madeira.

Terminaram o ano invictas e somam neste momento 11 vitórias consecutivas. Essa invencibilidade tornou-se numa pressão acrescida? Ou pelo contrário, funciona como um fator motivador?

Na nossa equipa existe sempre a pressão para vencer, independentemente da nossa classificação, e claro que estar invictas motiva-nos a trabalhar para manter esse caminho, ainda para mais sabendo que neste momento todas as equipas querem ser as primeiras a impor-nos a primeira derrota.


Na sua opinião, que fatores permitiram ao GDESSA ter a regularidade e a competência para ter este registo 100% vitorioso?

Penso que a nossa atitude dentro de campo tem sido muito importante neste ciclo vitorioso. Somos uma equipa que trabalha muito dentro de campo, prova disso tem sido a nossa boa defesa, que já nos permitiu vencer alguns jogos mais complicados. Este ano temos tido jogadoras mais regulares nas suas exibições, algo que nos faltou o ano passado, e isso ajuda na regularidade da própria equipa.

Regressam à competição com uma jornada dupla disputada em casa, frente a dois adversários complicados. Concorda que o adversário do próximo sábado, o Lousada, é uma das surpresas do campeonato? E que pontos fortes destacaria na equipa?

O Lousada é uma equipa que, embora esta época tenha vindo a estar bem melhor do que nas anteriores, sempre foi uma equipa muito competitiva e criou-nos sempre muitas dificuldades. Estarem nos primeiros lugares não me surpreende. Na minha opinião têm boas estrangeiras e as jogadoras portuguesas têm qualidade e muito potencial. São uma equipa forte no ressalto ofensivo, as duas americanas são muito boas ofensivamente, mas se as conseguirmos parar, teremos boas hipóteses de vencer.

Domingo defrontam o 2º classificado, o CAB Madeira, uma equipa que só foi derrotada pelo GDESSA. O jogo na Madeira foi muito equilibrado, e certamente decidido em pormenores. Em que áreas do jogo foram melhores e terão que voltar a estar? O CAB está mais forte nesta fase? E quais os principais cuidados a ter neste encontro?

O CAB não perdeu qualquer jogo depois de nos defrontar, por isso claro que estão mais fortes, até porque acrescentaram jogadoras ao plantel. Mas nós também já não somos a mesma equipa que defrontou o CAB na segunda jornada, trabalhámos e melhorámos o nosso jogo. Nesse jogo na Madeira defendemos bem e obrigamo-las a fazer muitos turnovers, algo que temos que repetir este fim-de-semana. A luta das tabelas também vai ser importante, não podemos permitir que elas tenham muitas segundas oportunidades de lançamento. O CAB é uma equipa muito completa, com bom jogo interior e também exterior, com boas lançadoras. Teremos que estar muito bem na defesa.

Já venceram na Madeira e em S. Miguel o União Sportiva. Vencer estes dois jogos coloca o GDESSA mais próximo de ganhar a fase regular. Concorda que têm condições para alcançar esse lugar?  É um objetivo assumido pela equipa até final da fase regular?

Sim, temos e ao longo da primeira volta mostrámos porquê, mas estamos conscientes que a segunda volta vai ser muito exigente. Terminar a fase regular em primeiro lugar passa a ser um objetivo depois da excelente primeira metade de campeonato que realizámos, mas o nosso pensamento está sempre focado no fim-de-semana, por isso o nosso principal objetivo é vencer jogo a jogo. 

Autor: Carlos Seixas in FP de Basquetebol

Sem comentários: