domingo, 16 de agosto de 2015

AF de Setúbal »»» Cartão Branco segue a exibir-se em nome do fair-play

Balanço dos resultados em ano de estreia da aplicação do Cartão Branco ganhou nota muito positiva. Presidente da AF Setúbal assume que iniciativa vai ser alargada.

O presidente da Direcção da AF Setúbal, Joaquim Sousa Marques, reforçou que a implementação do cartão branco “vai continuar nesta época desportiva, porque é fundamental continuar a promover os valores da ética e do fair-play no desporto, que devem ser incutidos nos mais jovens e cimentados ao longo da carreira competitiva”.

A afirmação do dirigente associativo surge na sequência da intervenção manifestada esta quarta-feira, na sede da Confederação dos Árbitros e Juízes de Portugal (CAJAP), onde marcou presença na apresentação dos resultados dos diversos projecto-piloto da aplicação do Cartão Branco/Fairplay, iniciativa que teve na AF Setúbal o estatuto de pioneira, a nível nacional, no que ao futebol respeita.

A avaliação do presidente da AF Setúbal à iniciativa que motivou um reconhecimento generalizado por todos os intervenientes nas provas da associação ganhou nota positiva. “O balanço da implementação do Cartão Branco foi muito positivo. Ainda assim, há alterações regulamentares que vão ser introduzidas nesta época”.

O gráfico (na foto) reflete a realidade da mostragem do Cartão Branco na época 2014/15, nas fases finais do Campeonato Distrital Infantis sub 12 e sub 13; Benjamins sub 10 e sub 11; Infantis e benjamins de futsal, organizados pela AF Setúbal.

No que respeita a novidades, Sousa Marques revelou que, no âmbito da AF Setúbal, o Cartão Branco vai passar a contemplar o escalão de iniciados (futebol e futsal), e ao longo da temporada competitiva, ao contrário do que aconteceu na época passada, com os escalões de base a serem alvo da iniciativa apenas nas fases finais.

Refira-se que a Associação de Futebol de Lisboa e a Liga de Futebol de 11 Empresarial também irão aplicar o cartão esta temporada.

O Cartão Branco é um cartão que os árbitros mostram a algum agente desportivo, inclusive aos espectadores, quando estes fazem algum gesto de fair-play e é utilizado somente nos escalões de formação.

O Cartão Branco/fair-play é uma iniciativa do Instituto Português do Desporto e Juventude, inserida no Plano Nacional de Ética no Desporto, e da Confederação das Associações de Juízes e Árbitros de Portugal, que visa proporcionar aos árbitros e juízes a possibilidade de reconhecer e recompensar as atitudes e comportamentos positivos por parte dos atletas, treinadores, dirigentes e público. Trata-se de um cartão pedagógico, de promoção do fair-play, que pretende valorizar os espectáculos desportivos, junto dos escalões de formação.

Durante a época 2014/15 este cartão foi aplicado em iniciativas piloto nas modalidades de andebol, basquetebol, futebol e patinagem. 

Texto:  Notícias AFS

Sem comentários: