segunda-feira, 14 de julho de 2014

Entrevista de António Santos presidente dos Indefectíveis ao Diário da Região »» “Os nossos objetivos passam por sermos a maior referência do futsal distrital”

Acabados de completar 14 anos de existência, o Grupo “Os Indefectíveis” de Alhos Vedros, conquistou esta época o terceiro título do seu historial. A equipa do concelho da Moita sagrou-se Campeão Nacional da 3ª Divisão de Futsal. Um marco histórico na vida deste clube sui-generis do concelho da Moita, que na voz do seu carismático presidente António Santos, pretende ser num futuro próximo a maior referência do futsal do distrito de Setúbal. Em entrevista ao DIÁRIO DA REGIÃO, António Santos fala do passado, do presente e do futuro do Grupo “Os Indefectíveis”.

António Santos e os Indefectíveis uma ligação de 14 anos?
 Quando foi pensado o Grupo “Os Indefectíveis”, o seu objetivo era apenas e só, um grupo de amigos que queriam apoiar o Benfica por Portugal e no estrangeiro. A vida levou esta instituição a enveredar por outro caminho, sem nunca abandonar as suas raízes, e decidimos que queríamos ter uma participação ativa na vida da nossa comunidade. As coisas têm sido em crescendo até aos dias de hoje. Somos reconhecidos como, uma instituição de forte cariz popular, que provoca paixões, somos reconhecidos pela forma como temos ajudado a desenvolver o futsal enquanto modalidade no nosso distrito e como um clube ímpar na sua forma de organização. Hoje somos uma família muito maior... São 14 anos muito dedicados a este grande projeto, por aqui conheci muitas e boas pessoas, tentamos dar uma dinâmica constante ao clube em diversas áreas, para além do desporto intervimos também em áreas como a juventude, cultura e recreio. O facto de termos sempre direções com muita juventude permite uma dinâmica mais arrojada e ousada. Quanto a objetivos, estamos a concretiza-los no dia-a-dia e passam por sermos a maior referência do futsal distrital, temos paulatinamente aproximado desse grande objetivo. Para o futuro esta nova direção eleita em maio deste ano tem como grandes objetivos: O futsal como grande modalidade do clube; a recuperação financeira do clube; a mudança de instalações da sede social; a manutenção com qualidade das nossas modalidades de sala - Snooker e dardos; A melhoria da interação com o tecido económico local e a criação de novas dinâmicas para envolver mais associados no quotidiano do clube.

Ao longo destes 14 anos de existência como têm sobrevivido os Indefectíveis?
Vivemos à custa das nossas iniciativas, da quotização do nossos associados, com alguns apoios da Câmara Municipal da Moita e Junta Freguesia de Alhos Vedros e dos patrocinadores/mecenas a quem muito temos a agradecer pela confiança que ao longo dos anos têm depositado em nós e no nosso projeto.

Os Indefectíveis para além da equipa de seniores apresentam várias equipas na formação?
A nossa aposta de à 2 anos a esta parte passa também pela formação, um bom trabalho na formação a longo prazo, para dar resultados para a equipa sénior. No futuro queremos ter muitos jogadores da nossa formação a jogar na equipa principal. Esta época, tivemos cerca de 120 atletas na formação, sempre com o objetivo de formar atletas (com valores), mais do que ganhar campeonatos queremos ganhar jogadores para o futuro. A formação não se mede por títulos, isso não é a verdadeira conceção de formação, mas é natural e evidente que todos gostam de ganhar jogos e nós não fugimos à regra, ganhar atletas é o mais importante e por isso na próxima temporada alguns jovens serão integrados no plantel sénior.

Título de Campeão Nacional da 3ª Divisão 2013/2014? Repercussões?
Os nossos objetivos eram claros para esta temporada, ficar nos três primeiros lugares (garantia a subida à 2ª divisão nacional) e por outro lado era lutar pelo titulo, podemos dizer que os mesmos foram amplamente atingidos. Não foi nada fácil, foi uma luta intensa num campeonato altamente competitivo, com excelentes equipas, todas a lutar pelos três primeiros lugares, com um final imensamente saboroso, o titulo de campeão nacional, que é o reflexo de um trabalho desenvolvido por todos, técnicos, dirigentes, atletas e por uma massa adepta de apoio incondicional, é um titulo dedicado a toda a família INDEFECTÍVEL. Esperamos que este marco desportivo para o nosso concelho, freguesia e distrito, ajude todos a olharem para esta modalidade apaixonante de uma outra forma e que todas as entidades oficiais possam apostar claramente na modalidade, sendo que ela é a 2ª mais praticada, logo a seguir ao futebol. Que a AF de Setúbal possa de facto criar uma estrutura dedicada à modalidade sem ser o parente pobre da mesma. Que as nossas autarquias possam premiar quem mais se distingue no desenvolvimento do desporto coletivo.

Participação no campeonato nacional da 2ª divisão de Futsal da próxima época?
Para a próxima época os objetivos estão definidos e passam pela manutenção, como é lógico. Iremos manter grande parte do plantel desta época que agora terminou e a mesma equipa técnica, pois temos ao longo dos anos apostado na estabilidade do grupo de trabalho. Estamos a trabalhar neste momento para conseguir mais apoios junto do tecido empresarial local e não só, para garantirmos uma época tranquila, apesar de ainda não sabermos qual a série na 2ª divisão em que vamos estar inseridos.

João Fernandes
In Sport Setúbal

Sem comentários: