segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Basquetebol »»» GDESSA supera CAB em jogo muito emotivo na Madeira

Está a ser muito promissor o início de campeonato por parte do GDESSA, já que depois do triunfo alcançado em Lousada, a equipa do Barreiro manteve a sua invencibilidade, na Madeira, ao bater o CAB, por 68-65. As comandadas de Nuno Manaia beneficiaram do facto de terem tido mais posses de bola, segundos lançamentos e contra-ataques, tudo isto alimentado pela sua excelente presença no ressalto ofensivo.

A equipa do GDESSA entrou muito bem no jogo, e aos 5 minutos já vencia por oito pontos de diferença (10-2). Se bem que na segunda metade do 1º período a ineficácia atacante das madeirenses transformar-se-ia num grande acerto ofensivo, que conseguiram mesmo dar a volta ao marcador (18-17). No 2º quarto domínio repartido, com o CAB a começar melhor (25-21) e a formação do Barreiro a responder até ao intervalo (35-31).

As comandadas de Nuno Manaia nesta fase do encontro tiravam partido do domínio exibido na luta das tabelas, especialmente na ofensiva (14), exploravam com sucesso o contra-ataque (17 pontos), e no recomeço da etapa complementar a diferença subiu para os dois dígitos (45-34). Uma oportuna paragem no jogo fez despertar o CAB para o jogo, que no final do 3º período encostou o resultado a dois pontos de diferença (49-51).

As insulares entraram muito mal no derradeiro quarto, cometendo sucessivos turnovers, 5 os primeiros três minutos, situação bem aproveitada pelas escolares para se afastar novamente no comando do jogo (60-51). João Pedro Vieira volta a parar o jogo, mas o minuto não surte os efeitos desejados. Ladondra Johnson nas áreas próximas do cesto, e Márcia Costa da linha de três pontos continuavam a fazer mossa na defesa madeirense, e a diferença voltou a subir os dez pontos (65-53).

Aleighsa Welch bem remava contra a maré, e eram das sua mãos que surgiam os cestos que aproximavam o CAB no resultado (59-65), mas o tempo corria a favor da equipa da margem sul. Faltavam menos de três minutos para o final do encontro, e o desafio que se colocava ao GDESSA era mostrar-se capaz de gerir uma vantagem que era cada vez mais curta.

E o jogo ganhou ainda mais emoção quando à entrada do último minuto Carolina Escórcio apontou um triplo que colocava o CAB à distância de uma posse de bola (64-66). Nos instantes finais a linha de lance-livre ganhou importância redobrada, bem como os ressaltos ofensivos para os dois lados. O GDESSA não foi capaz de matar o jogo, e a 2 segundos do final vencia por três pontos, isto depois de ter desperdiçado mais um lance-livre. Maria Nunes ainda tentou um triplo mas sem sucesso.

A formação do GDESSA somou quase o dobro dos pontos (24) do adversário resultantes de turnovers, 19 em contra-ataque e venceu a luta das tabelas (42-32), sendo que 22 foram conquistados na tabela adversária. Márcia Costa (22 pontos, 7 ressaltos, 5 assistências e 4 roubos de bola) fez um jogo muito completo, tal como Ladondra Johnson (20 pontos, 5 ressaltos e 5 assistências). A norte-americana Kamilah Jackson (11 pontos e 11 ressaltos) voltou a mostrar-se muito útil nos dois lados do campo

Na equipa do CAB, Ijeoma Ofomata (24 pontos e 6 ressaltos) foi importante para que o CAB reentrasse na discussão do jogo, o mesmo se poderá dizer de Aleighsa Welch (17 pontos, 7 ressaltos e 4 desarmes de lançamento). Joana Lopes assinou um duplo-duplo (10 pontos e 10 ressaltos), se bem que não tenha estado muito segura neste jogo no controlo da posse de bola (8 turnovers). 

Autor: Carlos Seixas
In FP de Basquetebol

Sem comentários: