sábado, 15 de março de 2014

Basquetebol »» Galitos está na Final da Taça de Portugal

O “Dragon” mostrou a sua “Force” e o excelente trabalho que vem desenvolvendo com a sua jovem equipa mas foi o Galitos Barreiro Tley que conquistou um lugar na final depois de muita luta e empenho, vencendo por 76-73 após prolongamento. Foi mais uma excelente jornada de basquetebol com a experiência a triunfar sobre a irreverência da juventude que milita na Proliga, valorizando o triunfo suado da formação da LPB.

Inicio de jogo equilibrado com cesto cá e cesto lá e o Dragon Force a demonstrar que chegou com muito mérito a esta meia-final e para lutar por chegar à final. À passagem dos 5 minutos, os jovens portistas lideravam por 8-11 mercê de uma excelente atitude defensiva e do acerto para lá da linha dos 6,75mt. A dois minutos do final dos primeiros 10 minutos tudo estava empatado e a intensidade nos duelos não diminuía com o Galitos a não conseguir impor a sua experiência e teórico favoritismo de equipa da LPB. O final do primeiro período chegava com 20-18 favorável aos barreirenses.

O inicio do segundo período não trouxe grandes novidades. Apenas a confirmação da determinação da jovem equipa portista que continuava em excelente plano. Depois de mais um empate no marcador, o Dragon Force tomou a liderança e a 5mn do intervalo vencia por 24-29. Minhava respondeu com um triplo e a 2 minutos do descanso o Galitos estava de novo empatado. Novo assomo de galhardia dos azuis e brancos e a primeira metade terminava com os portistas na frente, 30-34 e dentro das 4 linhas iam-se esbatendo as diferenças de escalão competitivo.

No regresso dos balneários o Galitos vinha com a intenção de inverter o rumo dos acontecimentos mas o Dragon Force, à lei da bomba, ia conservando a liderança no score. Depois dos barreirenses chegarem a 36-38, dois triplos consecutivos davam a maior vantagem aos portistas, 36-44 com 5 minutos e meio para jogar no 3º parcial. O acerto ofensivo e a intensidade defensiva ia mantendo o adversário à distância de 8 pontos. Já no último minuto deste período, e depois de ligeira reacção adversária, um triplo de Eduardo Guimarães colocava o jogo em 7 pontos que Minhava só conseguiu reduzir para os 46-52 com que se entrou no decisivo período.

Era a hora do tudo ou nada. O Galitos jogava todos os trunfos e reentrou no jogo. Com alguma experiência foi reduzindo distâncias e a 4 minutos do final estava a 3 pontos (57-60). Assistia-se então a um jogo de parada e resposta e de emoções ao rubro com a indefinição no marcador. A pouco menos de 3 minutos do fim da partida continuavam os teimosos 3 pontos de diferença e a 2:10mn do terminus Kyle Robbins convertia 2 LL e o jogo ficava na diferença mínima – 64-65. Depois de Pedreño converter um LL, Dogget empata a partida a 1.40 do fim. O Dragon Force não concretiza o ataque e uma falta coloca Daniel Machado na linha de lance livre que não concretiza qualquer lançamento mas o ressalto ofensivo dá nova possibilidade do Galitos passar para a frente. Os nervos sentiam-se e a um turnover dos barreirenses sucede um outro e imediato turnover portista. 24 segundos para jogar e posse de bola para o Galitos que não concretiza. Prolongamento!

No prolongamento jogava-se mais com coração. O empate ia substituindo com cesto cá, cesto lá. A 3 mn do final primeira vantagem barreirense após triplo de Dogget (71-70). Depois de novo empate da linha de lance livre, Daniel Machado consegue numa penetraçãoo dar vantagem de 2 pontos aos barreirenses a 1mn e meio do fim. A 44 segundos do fim é Minhava que converte mais dois e dá 4 pontos de vantagem à sua equipa (75-71). Pedreño volta a reduzir para 2 pontos e o Galitos faz um turnover. Renascia a esperança portista mas ao não concretizar o ataque teve que fazer falta a 3 segundos do final e Minhava foi para o lance livre onde converteu apenas 1. 76-73 que já não se alterou e colocou o Galitos Barreiro Tley na final de amanhã.

Quinton Doggett (24 pts e 10 ress) e Miguel Minhava (22 pts, 7 res e 5 ass) destacaram-se nos vencedores e Ferran Pedreño (19 pts) e Pedro Bastos (13 pts) estiveram em evidência concretizando 7 dos 12 triplos da sua equipa.

Taça de Portugal 2013/14

Quartos de Final
86-78
CAB Madeira
BarcelosHotelTerçoGive
61-64
S.L. Benfica

Galitos_Barreiro_Tley
57-55
Algés
Illiabum Clube
58-66
Dragon Force

Meias Finais
Vitória S.C
73-87
S.L. Benfica
15/03/2014
15.00
Galitos_Barreiro_Tley
76-73
Dragon Force
15/03/2014
17.00

Final
S.L. Benfica
-
Galitos_Barreiro_Tley
16/03/2014
16.00


Fonte: FPB

Sem comentários: