quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

FUTEBOL FEMININO - AF Setúbal

"Está lançado o Campeonato Distrital Feminino de Futebol 7 de Juniores ‘C’ (Iniciados). As inscrições para a participação na prova estão abertas até ao final do mês de Dezembro.
É a mais recente competição criada pela Associação de Futebol de Setúbal e visa «promover e fomentar o desenvolvimento do futebol no feminino». A prova pretende igualmente garantir a continuidade da prática competitiva das atletas provenientes dos escalões etários inferiores.
Sousa Marques, presidente da Direcção da AFS, começou por assumir ao afsetubal.pt que esta iniciativa procura «aproveitar uma oportunidade». «Depois de analisada, considerámos haver espaço para lançar a ideia. Acreditamos na adesão à nova prova e por isso estamos a trabalhar para a sua concretização».

«O facto da Federação Portuguesa de Futebol assumir os encargos com os seguros desportivos das praticantes e a alteração das categorias impostas pela Federação esta época», foram dois argumentos de peso que ajudaram a alavancar a nova prova distrital. «Confiamos estarem criadas condições para que os clubes possam apresentar novas equipas femininas de formação garantindo uma continuidade na evolução competitiva das jovens», admite o dirigente associativo.

Todavia, Sousa Marques não esquece «a existência de algumas dificuldades que têm vindo a levantar-se com os exames médicos no âmbito da sobreclassificação (atletas que pretendam competir para além do escalão imediatamente superior ao correspondente à sua idade), fruto da alteração das categorias etárias, que sendo uma ameaça ao objectivo de alargar o espaço competitivo da prática do futebol no feminino, pode tornar-se numa oportunidade através da criação desta nova competição».

Alargar o leque de participação

No sentido de aumentar o raio de prospecção e divulgação da modalidade, além do universo dos clubes filiados, Sousa Marques revelou que «a AFS já começou a encetar contactos com as escolas da região, através do Desporto Escolar. «Vamos promover o novo campeonato e esperamos contar com a envolvência das escolas no seio da AFS».

A concretização do novo Campeonato Distrital Feminino de Futebol de 7, na categoria de iniciados, assume-se como um marco histórico no seio da AFS e dá sequência aos projectos idealizados pela Direcção da AFS para o novo mandato que está a começar.

O modelo competitivo só ficará definido após a avaliação do número de inscrições. Clique Aqui para aceder ao Boletim de Inscrição
Caberá aos clubes avaliarem a importância da prática desportiva e competitiva do futebol no feminino e garantirem a concretização da prova."
Fonte: AF Setúbal

Sem comentários: