terça-feira, 3 de agosto de 2010

Um Guia Básico para Pais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE ESCOLAS DE FUTEBOL – APEF
Um Guia Básico para Pais
Pedro Teques
Departamento de Psicologia e Comunicação da APEF

INTRODUÇÃO
Dentro de um ambiente desportivo positivo, as crianças têm oportunidade para fazer novas amizades, aprender novas técnicas e desenvolver novos interesses. A qualidade do processode ensino-aprendizagem desportiva da criança é ditada por pais e treinadores, onde os primeiros também são parte integral da equipa.
A atenção de qualquer programa desportivo para crianças, seja ao nível competitivo ou de recreação, deve focar essencialmente a aprendizagem e o divertimento, para depois integrar o espírito competitivo e providenciar uma boa experiência desportiva para toda a vida. A preocupação sempre no processo, não no resultado.
Este capítulo está delineado para ajudar os pais que pretendem assegurar que o seu filho(a) tenha uma experiência positiva no desporto, oferecendo informação básica pertinente. Nunca se esqueça que a educação desportiva começa muito antes de chegar ao terreno de jogo, começa em casa do jovem atleta.

COMO CRIAR UM AMBIENTE DESPORTIVO POSITIVO PARA O SEU FILHO(A)...

  • Foque o divertimento do processo de aprendizagem desportiva.
  • Construa auto-estima na sua criança, dando relevo aos aspectos sociais, físicos e técnicos da aprendizagem, e não aos resultados desportivos.
  • Optimize os princípios do fair play: respeito pelos companheiros, adversários, árbitros, regras do jogo e treinadores.
  • Não construa nele(a) apenas uma identidade desportiva; existem outras também importantes.
  • Seja o principal interessado pela participação desportiva do seu filho(a). Conhecendo as regras, presença nas reuniões, treinos e jogos.
  • Seja um bom espectador e lembre-se que é um convidado para ver o jogo do seu filho(a)
Inclui estar presente de forma positiva, reforçando positivamente e encorajando a performance do seu jovem atleta:
  • Seja cauteloso a discutir as aspirações desportivas, que podem produzir pressões desnecessárias.
  • Conteste a presença de tabaco e álcool nos eventos desportivos do seu filho(a).
  • Discuta as opiniões que possuí sobre as opções do treinador longe dos jovens atletas.
  • Reforce as instruções do treinador quando dialoga sobre a prática desportiva em casa junto do seu filho(a).
COMUNICAR COM O SEU FILHO(A) NA COMPETIÇÃO...
  • As crianças não querem ouvir que jogaram bem quando elas próprias sabem que não jogaram.
  • Não acuse os outros jogadores, treinadores ou árbitros como os responsáveis pelas derrotas.
  • Pode fazer com que a criança não assuma as suas responsabilidades, delegando-a nos companheiros de equipa ou elabore desculpas.
  • Não diga que “este jogo não é importante”, já que este poderá ser para a criança.
Encontre algo positivo na performance da criança e dialogue com ela os factos relacionados com a aprendizagem e comportamento desportivo (seja realista!). Assegure que realiza algumas desta questões:
  • Como te sentes acerca do que se passou no jogo?
  • O que é que gostaste mais e menos no jogo?
  • Divertiste-te?
  • O que é que o treinador te disse acerca do jogo?
  • O que achas da tua exibição de hoje?
O QUE OBSERVAR NA PRÁTICA OU NO JOGO...
  • Os treinos estão bem organizados, plenos de variedade e com presença do objecto de interesse para a criança (bola).
  • O treinador está atento, oferece feedback a todos os participantes, e faz com que as crianças se sintam bem.
  • Os treinadores têm uma comunicação clara, entusiástica e consistente.
  • As instruções são dadas de uma forma positiva.
  • Os treinadores encorajam as crianças e jovens a questionarem.
  • As crianças estão contentes pela participação desportiva.
  • É oferecida especial atenção aos valores, incluindo o respeito, responsabilidade, disciplina, cooperação, honestidade e frontalidade.
  • A ênfase recaí sobre o desenvolvimento, o esforço e o divertimento, e não somente na vitória.
  • O treinador comunica positivamente com os pais.
  • O treinador tem um comportamento apropriado.

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