segunda-feira, 27 de junho de 2016

Basquetebol »»» 3 atletas do GDESSA na 1ª vitória de sempre num Campeonato do Mundo

Da formação portuguesa fazem parte 3 jogadoras do GDESSA: Ana Jesus; Eliana Cabral e Luana Serranho. 

"A Seleção de Sub 17 acaba de escrever mais uma página inédita ao conseguir a primeira vitória de sempre num Campeonato do Mundo para o Basquetebol Nacional.

Frente ao Mali, Portugal venceu por 48-56 e alcança o segundo lugar do grupo D esperando agora pelo desfecho do Rep. Checa vs Coreia para conhecer o adversário dos 1/16 avos de final que pode muito bem ser uma reedição do Europeu do ano passado!!
 
Uma palavra muito especial aos muitos portugueses que, nas bancadas, viveram este momento histórico ao lado da equipa, sempre incansáveis no apoio à Seleção de todos nós. A vitória também é deles!

Depois dos resultados das duas primeiras jornadas sabia-se que o Mali não seria um adversário fácil. Mas se há coisa que este fantástico grupo sempre soube fazer foi sonhar e, com muito trabalho e querer, transformar esses sonhos em realidade.

Foi um jogo marcado pelo equilíbrio mas as portuguesas lideraram o marcador durante mais de 30 minutos. O primeiro período foi o mais equilibrado e jogou-se com alguns nervos. 5 alternâncias na liderança e 1 vez empatados demonstram o muito equilíbrio entre as duas formações. Portugal chegou ao final dos primeiros 10 minutos a vencer pela diferença mínima: 11-12.

O segundo período não trouxe grandes novidades apesar do melhor começo de Portugal que à passagem do minuto 5 vencia por 4 pontos. O Mali não baixava a guarda e não deixava que o fosso aumentasse. A baixa percentagem de lançamentos portuguesa permitia ao Mali continuar dentro do jogo e sair para o intervalo com o resultado num empate a 25.

A paragem fez bem à equipa portuguesa que veio mais segura e confiante. Voltou a começar melhor mas, desta vez, percebia-se que Portugal estava melhor a defender e a encontrar soluções atacantes. Nem o acumular de faltas das postes portuguesas fazia Portugal vacilar e, depois de conquistar a liderança, não mais a viria a largar. Todavia, a diferença não aumentava de forma significativa e o Mali, com alguns rasgos, mantinha-se à tona de água e à entrada para os decisivos e últimos 10 minutos o jogo estava a 5 pontos (41-46).

Decididas a fazer história, as guerreiras lusas entraram forte no ultimo período e cedo conquistaram uma vantagem de 8/10 pontos. A 5 minutos do final Portugal vencia por 48-54, seis pontos de diferença que, aliados à vitória espanhola sobre o Brasil, garantiam o 2º lugar do grupo. Foram 5 minutos finais de muita intensidade. Portugal não conseguia concretizar mas defensivamente não permitia qualquer ponto às adversárias. Foi já dentro do minuto final que Ana Ramos marcou os últimos 2 pontos que fizeram o resultado (48-56) que perdurará na história como a primeira vitória de sempre de uma seleção portuguesa num Campeonato do Mundo de Basquetebol.

Amanhã há pausa na competição e Portugal voltará a jogar na segunda feira, dia 27, frente ao 3º classificado do Grupo C, que sairá do resultado do jogo de hoje entre a Rep. Checa e a Coreia do Sul.
Estatistica em anexo! E claro, o já habitual Diário do Mundial!

Pode rever a partida em https://www.youtube.com/watch?v=VExi84YE8sk"

Vídeo do jogo


 Autor: Carlos Miguel in FPBasquetebol

Sem comentários: