quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

AF Setúbal – 2.º Encontro de Petizes - Campo Madalena, do Marítimo Rosarense

"O mês de Novembro marcou o arranque dos Encontros de Petizes e Traquinas referentes à época 2012/13. As acções, destinadas ao futebol de base organizadas pela Associação de Futebol de Setúbal, continuam a cativar muitas crianças. O objectivo para esta época passa por ultrapassar o milhar de participantes.
Armando Paixão, vice-presidente Desportivo da AFS, confia que no final da presente época, os 16 encontros previstos atinjam números superiores ao verificado em 2011/2012. «Estamos esperançados em conseguir superar os registos do ano passado. Nesta altura, estão inscritos 53 clubes com o objectivo de participar, número revelador da importância que os clubes dão a esta iniciativa».
Superar o milhar de jovens praticantes - com um aumento da participação do número de petizes -, seria uma marca muito agradável que não só traduziria a aposta dos clubes nestas acções, como, fundamentalmente, representaria um dado muito importante no reforço da aprendizagem das crianças num patamar inicial da prática do futebol.
De acordo com o saldo final da participação do último ano, a AFS contou, nos oito encontros realizados no escalão de petizes, com 22 clubes que se apresentaram com 27 equipas e 245 atletas. Nas contas dos traquinas, foram 644 crianças que vestiram a camisola de 33 clubes em 41 equipas. «Gostaríamos de ver equilibrada a diferença na participação dos dois escalões, com o aumento de petizes», salientou.
«Continuamos a desenvolver todos os esforços para que as crianças tenham, através destes encontros, uma extensão prática dos ensinamentos que adquirem nos clubes. A importância desta iniciativa deve ser entendida como um processo evolutivo complementar nos ensinamentos das regras, da disciplina e da confraternização à volta do futebol», vinca o dirigente associativo.
Um exemplo da oportunidade que estes encontros proporcionam às crianças é a prática competitiva com a presença de árbitros dos quadros da AFS. «É de uma grande importância…» Destaca o responsável pela coordenação dos encontros.
Sobre a participação de meninas nestas acções, Armando Paixão revelou que esta época já houve duas presenças, menos uma que o total registado na época passada. «Desejamos que haja uma maior expressão do género feminino nos encontros. O futebol feminino precisa de um impulso e é por aqui que também se pode começar».
Traquinas deram pontapé de saída
Dos 16 encontros previstos para esta época (oito de cada escalão), três já foram realizados e este sábado, os Petizes voltam a entrar em acção.
O 1.º Encontro de Traquinas, realizado no dia 11 de Novembro, na Academia do FC Barreirense, marcou o arranque do calendário. Estiveram em acção 217 crianças, de 19 clubes que formaram 24 equipas.
Em Alcochete, no Estádio do ‘Fóni’, a jornada inicial de petizes concentrou 99 crianças, que alinharam em 12 equipas de 12 clubes.
No dia 2 de Dezembro, o Campo Leonel Martins, do Quintajense FC, foi o palco do 2.º Encontro de Traquinas, onde estiveram presentes 21 clubes e 28 equipas, num total de 265 atletas.
«É contagiante ver a alegria e motivação com que todas as crianças jogam à bola. Reconhecemos aos clubes o trabalho que desenvolvem no sentido de as poder proporcionar o seu desenvolvimento desportivo. A nossa missão é contribuir na evolução e incentivar», rematou o vice-presidente Desportivo da AFS.
Para este sábado é a vez do Campo Madalena, do Marítimo Rosarense, acolher o 2.º Encontro de Petizes. Está confirmada a presença de 14 clubes que vão estar representados por 15 equipas."

Sem comentários: