segunda-feira, 19 de setembro de 2016

4ª Jornada - 1ª fase, Campeonato de Portugal Prio, Série G, Atlético 1-1 Barreirense

Foto: FC Barreirense
Jogo nº70 entre dois históricos do futebol português em jogos oficiais, e mais um empate, o 21º da história entre os dois clubes. Desta feita e devido problemas existentes entre a parte diretiva do clube alcantarense, o jogo teve lugar no popular campo do FÓFÓ e perante uma temperatura demasiado elevada para a prática do futebol.

O Barreirense entrou muito bem na partida e nos primeiros 5 minutos encostou o Atlético na sua área. Foi neste momento que ocorreu um lance que poderia ter marcado o jogo, isto porque ainda dentro do primeiro minuto da partida, um cruzamento do lado direito do ataque barreirense encontrou David Pinto ao 2º poste, pronto para encostar para o golo, mas viu-se agarrado pelo defesa do Atlético que de forma clara e inequívoca provocou grande penalidade, que só o árbitro não viu... ou não quis ver.

No futebol não há ses, mas se a falta tem sido assinalada provavelmente o jogo seria outro e o Atlético, que ainda não tinha pontuado no campeonato esta época, poderia sentir que ainda não seria desta que conquistaria os primeiros pontos, pois teria que assumir as despesas da partida o que claramente não é a caraterística desta equipa alcantarense.

O jogo ficou embrulhado e só despertou aos 35 minutos, quando o árbitro assinala grande penalidade contra o Barreirense por mão de Alain Pilar. Nem queremos contestar a decisão do juiz no lance, mas porque não fez a mesma coisa logo no primeiro minuto na área do Atlético? Forbs, o capitão alcantarense, marcou a grande penalidade e deu vantagem à equipa da "casa".

O Barreirense não merecia ir a perder para o intervalo pois o jogo não provocava desequilíbrios e o empate era o resultado mais justo e ele esteve perto de acontecer, aos 43 minutos, num remate cruzado de Martin, mas que saiu ao lado.

Na 2ª parte o Atlético tem uma boa oportunidade logo aos 49 minutos num remate de André Galamba às malhas laterais, e só com as duas substituições feitas aos 55 minutos, pelo técnico barreirense, Pedro Duarte, o jogo mudou, nomeadamente com a entrada de Fred que foi um quebra cabeças para o chines Liu, defesa-esquerdo do Atlético que passou o resto da 2ª parte aos "papéis". Dois minutos depois, Fred descaído pela direita, tenta um chapéu ao guarda-redes Ruben Rocha, mas a bola bate no poste e na recarga, Duane atirou por cima.

Só num erro de Janita, o Atlético voltou a criar perigo num remate de Bryan que Kaká defendeu para a barra (61´),  mas pouco depois, Fred desmarca Martin e este à saída do guarda-redes tem a calma necessária para colocar a bola, em chapéu, por cima dele e fazer o golo do empate num excelente lance ofensivo (67´). Era o momento dos alvi-rubros que três minutos depois quase deram a volta ao jogo após passe de Fred para o cruzamento de Martin e finalização de Lucas para defesa do guarda-redes Ruben Rocha.

Livre de Gonçalo ao 2º poste, cabeça de Alain Pilar às malhas superiores do baliza do Atlético (74´) e remate de Lucas para a defesa de Ruben Rocha (78´), foram outras duas finalizações barreirenses que poderiam ter feito a diferença, isto numa altura em que o Atlético tentava explorar o contra-ataque, algo que só conseguiu numa iniciativa de Forbs que terminou ao lado da baliza de Kaká (80´).

Nos momentos finais, o Barreirense tem mais uma enorme oportunidade, mais propriamente ao minuto 86´, quando Fred, sempre ele, a "picar" para a pequena área para a cabeça de Martin, que já muito desgastado, toca de cabeça a rasar a barra.

Ficha do jogo:  
Campo:
 Francisco Lázaro, em Lisboa
Piso: Sintético
Árbitro: Hugo Silva (Santarém)
Tempo: Muito calor
  
Atlético: Ruben Rocha; Bruno Saraiva, Dongyang Liu, André Galamba, Forbs (c), Ricky, Bryan, Vadinho, Renato Fernandes, Mamadu e Diogo Conceição
     
Suplentes: Bernardo Francisco; Henrique, Gustavo, Fábio Magalhães, André Horta, Pedro Justo e Artur
 
Substituições: Bryan por Fábio Magalhães (70´) e Ricky por André Horta (79´)
Marcador: Forbs (35´ de g.p.)
     
Treinador: Bruno Álvares
        
Barreirense: Kaká; Janita ((c) a partir dos 55´), Nuno Afonso, Alain Pilar, Ricardo Bulhão, Crisanto (c), Zé Maria, Hristo, David Pinto, Gonçalo e Martin
    
Suplentes: Pardana; Fábio, Fred, Lucas, Alexandre, Rufio e Duane
      
Substituições: Crisanto e Hristo por Duane e Fred, respetivamente (55´) e David Pinto por Lucas (63´)
Cartões Amarelos:  Martin (45´+1´) e Ricardo Bulhão (72´)
Marcador: Martin (67´)
      
Treinador: Pedro Duarte
Treinador-Adjunto: Paulo Filipe

Fonte: FC Barreirense

Sem comentários: