domingo, 14 de fevereiro de 2016

Basquetebol »»» GDESSA Barreiro vence Taça Federação Após triunfar sobre o CAB Madeira por 75-74

Foto: FP Basquetebol
Num jogo dramático, o GDESSA Barreiro conquistou a primeira Taça Federação do seu historial, ao bater o CAB Madeira, recordista deste troféu, por 75-74.

Em primeiro lugar há que realçar o fantástico jogo de basquetebol que se realizou no Pavilhão Luís de Carvalho, no Barreiro. Foi uma verdadeira final, extremamente competitiva, muito equilibrada, aquela que GDESSA e CAB proporcionaram. Quando assim é, há que parabenizar as duas equipas, numa manhã de excelente propaganda para a modalidade, abrilhantada também pelo bom ambiente nas bancadas.

Relativamente à partida, de referir que o GDESSA começou bem, chegando ao parcial de 9-5, mas de seguida o CAB Madeira reequilibrou, passando posteriormente para a frente do marcador, terminando o 1.º período com o resultado de 21-18. Diga-se que logo no quarto inicial deu para antever mais uma grande prestação de Márcia Costa, a figura do GDESSA, já que nesta fase a atleta apontou 11 pontos.

Quanto ao 2.º período, a formação barreirense entrou a todo o gás, voltando a empatar a contenda. 

Contudo, o CAB viria a reagir muito bem, chegando a ter sete pontos de vantagem, para depois o conjunto da Margem Sul do Tejo voltar a aproximar-se, reduzindo a desvantagem para três pontos (33-36).

Tal como no período anterior, o GDESSA repetiria a boa entrada, passando para a frente do resultado. A turma madeirense demorou a recompor-se, ainda para mais num ambiente algo adverso, devido ao tremendo apoio que o GDESSA teve ao longo do desafio por parte dos seus adeptos, mas quando o fez voltou a equilibrar as contas. Joana Lopes, com um triplo do meio da rua, sob o final do terceiro quarto, reconduziu o CAB à liderança do resultado.

No último período, e como é natural, um maior nervosismo em ambas as formações provocou mais erros, embora a qualidade do jogo nunca tenha deixado de ser elevada, sendo o equilíbrio a nota dominante. Porém, sensivelmente a meio do período, o CAB distanciou-se um pouco, numa fase de maior desnorte do GDESSA, até que as comandadas de Nuno Manaia se encheram de brio e, empurradas pelo público, encetaram a decisiva recuperação. Dois triplos consecutivos, de Márcia Costa e Joana Bernardeco, respetivamente, permitiram às barreirenses encostar-se ao CAB até que, depois de uma fase de toada e resposta, Márcia Costa, através de um lance livre, deu a vitória ao GDESSA por 75-74, num jogo dramático.

Num desafio vibrante, foram várias as excelentes exibições. Como já foi referido, e para não variar, Márcia Costa voltou a dar provas do seu grande momento de forma, tendo sido a melhor marcadora com 26 pontos apontados. Ainda em relação ao GDESSA, os 17 pontos e 11 ressaltos de Kamilah Jackson, ao passo que a também norte-americana Ladondra Johnson efetuou 17 pontos e 8 ressaltos. Por seu turno, Aleighsa Welch sobressaiu com 18 pontos e 11 ressaltos, enquanto Cherin Miller obteve 14 pontos e 7 ressaltos. A base das madeirenses, Joana Lopes, também registou 14 pontos.

Foi de facto uma grande manhã de basquetebol feminino. Foi de facto uma grande competição. Estão todos de parabéns! 

Autor: João Rodrigues in FP de Basquetebol

Sem comentários: