Foto: Câmara Municipal de Setúbal |
O desporto automobilístico está de regresso a Setúbal, no dia 17, com a
Avenida da Europa a receber no centro da cidade 60 de melhores pilotos
portugueses da atualidade.
A antiga e icónica prova Rampa da Arrábida inspirou o recém-formado CMS
– Clube de Motorismo de Setúbal na organização do regresso das
competições de automobilismo à cidade sadina, que volta, assim, a
acolher um evento desportivo desta natureza através do Setúbal Especial
Sprint, prova de sprint e regularidade a realizar em ambiente urbano.
O evento conta com o apoio da Câmara Municipal, pelo que integra o programa de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016.
Na apresentação da prova, no dia 7 à tarde, na Biblioteca Pública
Municipal, o diretor do departamento da área do desporto da autarquia,
Luís Liberato, realçou a opção estratégica de o circuito se localizar
numa zona urbana.
“A Câmara Municipal fez uma aposta em trazer esta prova para o
centro da cidade, porque a quer junto das pessoas, junto do público”,
sublinhou o diretor autárquico, que recordou terem sido debatidas
outras possibilidades para a instalação do circuito fechado, como as
Manteigadas, que poderia viabilizar opções mais fáceis em termos
logísticos e de segurança.
“A ideia é precisamente levar o desporto, neste caso motorizado,
até às pessoas. Por isso foi equacionado que valeria a pena um esforço
maior para que esse objetivo fosse concretizado”, afirmou Luís Liberato, acrescentando que “há
um conjunto de eventos resultantes da Cidade Europeia do Desporto cuja
continuidade está a ser ponderada para lá do fim deste programa e esta
prova enquadra-se nesse leque de possibilidades”.
Durante a apresentação do Setúbal Especial Sprint, momento que contou
com a presença de pilotos como Rui Madeira, o diretor da prova, Luís
Caramelo destacou as medidas de segurança implementadas, “resultado de um trabalho rigoroso e muito próximo com o Serviço Municipal de Proteção Civil de Setúbal e a própria polícia”, pelo que, garante, “estão montados todos os sistemas de segurança possíveis e imagináveis”.
O circuito fechado da prova, com uma extensão de 2136 metros, tem
definidas zonas específicas para o público assistir em segurança ao
espetáculo. Entre as áreas interditadas encontram-se, principalmente,
secções localizadas nas rotundas, em que os carros entram em alta
velocidade.
Ao nível competitivo, Luís Caramelo sublinhou que o circuito está “apimentado com duas chicanes, solução que aumenta a emoção junto do público”.
Assistir ao Setúbal Especial Sprint é totalmente gratuito, incluindo a
entrada em áreas lúdicas e de restauração, que incluem o envolvimento de
clubes nacionais de diferentes marcas, como Porsche, Alfa Romeo, Fiat,
Land Rover, Volkswagen, Mini e Opel.
Fernando Matias, presidente do Clube de Motorismo de Setúbal, salientou que, “mais do que uma competição, o Setúbal Especial Sprint vai ser um espetáculo”, com a vantagem de colmatar uma lacuna ao nível da organização de eventos desta natureza a sul de Leiria, “onde são praticamente inexistentes”.
O dirigente reforçou, ainda, o forte apoio da Câmara Municipal, “que não tem travado o clube em absolutamente nada” na organização da iniciativa.
Fernando Matias recordou, igualmente, que o Setúbal Especial Sprint,
assim como o próprio clube, criado oficialmente a 9 de junho, nascem do
saudosismo da icónica prova Rampa da Arrábida, evento que o clube tem
ainda como meta recuperar no futuro.
Ao nível da competição prevista para o dia 17, o Setúbal Especial Sprint reparte-se pelas modalidades de sprint e regularidade.
A primeira, aberta a carros de corrida devidamente equipados para o
efeito, consiste em cumprir os mais de dois quilómetros do circuito no
menor tempo possível.
A segunda, de regularidade, aberta a qualquer veículo motorizado, tem
como objetivo o cumprimento do traçado sem ultrapassar a média dos 50
quilómetros horários. Em caso de médias iguais, o desempate é feito pelo
menor tempo a percorrer o percurso.
O Setúbal Especial Sprint conta ainda na organização com os apoios do
Slalom Clube de Portugal e do Clube do Peixe, ambos associados da FPAK –
Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.
O evento, que tem a KIA como principal patrocinadora, tem início a
partir das 09h30, altura em que os primeiros pilotos começam a fazer o
reconhecimento, em velocidade reduzida, do circuito.
Desfiles de viaturas preenchem o programa entre as 11h15 e as 13h15,
com o início da competição marcado para as 14h00. Para as 19h00 está
marcado o final da prova e a cerimónia do pódio.
Trânsito
A Avenida da Europa está encerrada à circulação automóvel, em
diferentes troços, entre as 07h30 e as 19h30 do dia 17, devido à
realização do Setúbal Especial Sprint.
As interrupções no tráfego rodoviário afetam o troço compreendido entre
as rotundas Tratado de Roma e das Estrelas, no sentido poente/nascente,
e no troço entre a Rotunda Tratado de Toma e a Avenida dos Ciprestes,
no sentido nascente/poente.
A prova de automobilismo implica, igualmente, o corte de trânsito na
Estrada de Palmela, no troço compreendido entre a Rua de Timor e a
Rotunda Tratado de Roma, bem como na Rua Manuel Joaquim Santana Reimão,
no troço entre a Rua Mário Caes Esteves e a Rotunda dos Vasos.
Como alternativas às interrupções na circulação rodoviária
apresentam-se as ruas de Timor, Manuel Gamito e General Daniel de Sousa,
além das avenidas dos Combatentes da Grande Guerra, Dr. António
Rodrigues Manito e dos Ciprestes.
Fonte: Câmara Municipal de Setúbal
Sem comentários:
Enviar um comentário