Foto: Câmara Municipal de Alcochete |
“1.º salto no pré-escolar” é o projeto que arrancou, em abril, nos estabelecimentos de ensino do concelho e que assegura a prática regular de atividade física a doze turmas do pré-escolar. Este é mais um projeto que surge integrado na política de promoção de saúde e bem-estar dinamizada pela câmara municipal.
“Começamos o ano passado com as novas ementas escolares e, associada a uma alimentação saudável, estimular e incutir nas crianças a prática de exercício físico como uma rotina diária é, sem dúvida, uma promoção de saúde”, refere a vereadora da educação, Susana Custódio.
Ginástica, atividades rítmicas expressivas, jogos, deslocamentos e
equilíbrios, perícias e manipulações são alguns dos conteúdos
programáticos que foram preparados para este público escolar de acordo
com o programa de educação e expressão físico-motora. Dada a faixa
etária dos alunos, as aulas decorrem uma vez por semana em cada
estabelecimento de ensino, têm uma duração de 40 minutos, e são
dinamizadas por professores licenciados em educação física que se
encontram afetos ao setor de desporto da câmara municipal.
“Em paralelo aos cuidados de saúde de primeira linha, que são aqueles
que temos no nosso território, e que continuamos a reivindicar, há que
trabalhar numa política de consciência pois todos nós somos ativos na
construção da saúde”, explicou também Susana Custódio sobre a génese
deste projeto que teve ainda na sua base o conceito da universalidade,
visto que os alunos do pré-escolar eram os únicos que não estavam
contemplados num programa de educação física. Os alunos do 1.º ciclo já
têm, no âmbito das atividades extracurriculares, uma componente
desportiva semanal.
A autarca salienta igualmente a forte recetividade que, desde logo, o
“1.º salto” ganhou junto da comunidade educativa, quer da direção do
agrupamento de escolas de Alcochete, como dos encarregados de educação.
“Ter o contributo de um profissional especializado enriquece o dia a
dia das nossas crianças e, reconhecendo que as dinâmicas próprias da
sociedade, exigem mais respostas é importante que a escola pública
esteja dotada e mais capacitada para que os pais possam optar entre o
ensino público e privado, sem que a ausência de respostas seja um fator
determinante”, argumentou a autarca.
Para além da componente lúdica, este projeto de implementação de
educação e expressão físico-motora no pré-escolar contribui para o
desenvolvimento multilateral, eclético, inclusivo e harmonioso das
crianças.
Estão abrangidos no “1.º salta no pré-escolar”, os alunos do Monte Novo, da Restauração, do Passil, Samouco e São Francisco.
Texto: Câmara Municipal de Alcochete
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