quarta-feira, 12 de março de 2014

Basquetebol »» Algés e Galitos empatados no confronto direto

No segundo dia de competição, Algés e Galitos Barreiro vão lutar por uma presença nas meias-finais. Duas equipas que têm nesta competição uma excelente oportunidade para obterem protagonismo, visibilidade e confiança para a fase decisiva da fase regular. Neste momento o confronto direto entre as duas equipas salda-se por um empate, com a curiosidade de ambas terem vencido na condição de visitante.


O Algés apresenta-se nesta Final a 8 numa situação bastante mais estável na classificação da Liga, embora apresente alguma inconstância nos resultados conseguidos, se bem que os dois últimos desaires tenham sido por diferenças muito curtas. Mesmo sem contar com atletas estrangeiros, os algesinos vão disfarçando as carências de altura com os jogadores portugueses a darem conta do recado, já que são quintos nos ressaltos defensivos (22.7).

A capacidade de tiro e mobilidade da grande maioria dos jogadores anteriores, faz com que seja uma equipa complicada de ajustar defensivamente, e aprova disso mesmo é o facto de serem a 3ª equipa que mais faltas provoca (20.2) nos adversários. Um bom exemplo disso mesmo é João Santos, um extremo convertido à posição 4, segundo melhor lançador de três pontos com uma média de 44%. O base António Pires é também peça importante, não só pelos pontos que marca, mas principalmente pelos desequilíbrios que cria, acabando por ser quase sempre um problema para as defesas contrárias (5.8 faltas provocadas).

A formação do Barreiro não está a atravessar uma fase nada famosa, já que saiu derrotada nos últimos quatro encontros que disputou. Nada que conte para este encontro, pelo que será natural que utilizem este confronto para tentar dar a volta a este ciclo negativo.

Miguel Minhava, MVP da Liga com 25.1 de valorização, continua a ser o seu jogador preponderante, principalmente porque faz muitas coisas durante os jogos. Assiste (3º com 6.2 de média) e marca pontos (8º com 16.7 pontos de média), e ainda contribuiu defensivamente, num capítulo em que o Galitos tem dois jogadores que se destacam, Minhava (2.3) e João Fernandes (2.2), nos roubos de bola.

A formação da margem sul revela qualidades na luta da tabela ofensiva, 6ª com 9.1 ressaltos de média, e tem no norte-americano Quinton Doggett o seu melhor ressaltador (8.3). Se da linha de lnce-livre a equipa se destaca pelo seu bom aproveitamento (75%), o mesmo já não e poderá dizer da forma como cuidam da bola. O Galitos terá de ter muita atenção a este aspeto já que neste momento é das equipas que mais turnovers comete durante os seus jogos (16), com todas as consequências que advêm deste capítulo negativo.

Na cabeça das duas equipas estará o facto de em caso de passarem à ronda seguinte, o adversário será uma equipa da Proliga, que nunca sendo um adversário fácil, porque não o são, abre no entanto boas perspetivas para marcarem presença numa final da Taça de Portugal, facto que ficaria marcado na história dos dois clubes.

Programação dos jogos
Quartos de Final
Vitória S.C.
-
CAB Madeira
13/03/2014
19.00
BarcelosHotelTerçoGive
-
S.L. Benfica
13/03/2014
21.00

Galitos_Barreiro_Tley
-
Algés
14/03/2014
19.00
Illiabum Clube
-
Dragon Force
14/03/2014
21.00

Meias Finais
Vencedor 1º Jogo
-
Vencedor 2º Jogo
15/03/2014
15.00
Vencedor 3.º Jogo
-
Vencedor 4.º Jogo
15/03/2014
17.00

Final
Vencedor 5.º Jogo
-
Vencedor 6.º Jogo
16/03/2014
16.00
 


Fonte: FPB

Sem comentários: