terça-feira, 15 de novembro de 2016

CD Pinhalnovense 1-2 SC Viana (Campeonato de Portugal Prio – Série H 16/17 – 10ª Jornada)

Foto: Diário Imagem/ J. D.
À partida para esta ronda, o clube da casa ocupava o terceiro posto da tabela classificativa, apenas com o Farense e o líder Louletano à sua frente. Já o Sporting Clube de Viana do Alentejo ocupava a penúltima posição (ainda sem qualquer vitória na prova), à frente do Fabril Barreiro.
 
O jogo iniciou-se às 15 horas e cedo se percebeu que o Sp. Viana não vinha com intenção de deixar pontos em Pinhal Novo. A luta aguerrida pela bola por parte de todos os intervenientes foi o mote para uma partida que, embora nem sempre bem jogada, teve o condão de trazer a incerteza no resultado até ao final.
 
Apenas à passagem da meia hora de jogo, mais propriamente aos 31’, é que surgiu a primeira jogada que trouxe verdadeiro perigo. Cruzamento do flanco direito, com a bola a passar em frente da baliza sem que nenhum jogador da turma da casa conseguisse empurrar a bola para o fundo das redes.
 
34’ o árbitro André Ferreira mostrou o primeiro cartão amarelo a Gonçalo, do Sp. Viana, por falta dura sobre Laurindo. Um minuto depois, seria a vez de Luís Leite, do Pinhalnovense ver também a cartolina amarela, por falta sobre Kelvin.
 
Perto do intervalo, aos 43’, cruzamento de Bolinhas a proporcionou um cabeceamento perigoso por parte de Custódio, porém, sobre a trave do guardião do Sp. Viana, Gilson.
 
Final da primeira parte com o 0-0 a espelhar o equilíbrio e pouca eficácia das duas formações.
 
A segunda parte foi, sem dúvida, mais agitada, com os lances de perigo a surgirem logo cedo. Aos 49’, livre directo de Tiago Cintra, a rematar em força, obrigando Gilson a defesa apertada para cima da trave. Um minuto volvido, reclamam os de Pinhal Novo uma grande penalidade, não assinalada pelo juiz da partida, por pretensa carga pelas costas por parte de um defesa de Viana do Alentejo sobre o capitão pinhalnovense Bruno Grou.
 
O Sp. Viana respondeu aos 52’, com um ataque rápido pela direita, com um centro perigoso, mas Ricardo Andrade estava atento e interceptou o lance nas alturas.
 
Depois, aos 59’, bola bombeada para a área do Sp. Viana, mas Ruben Fidalgo (que substituiu ao intervalo Luís Leite) a não conseguir dar o melhor seguimento ao lance.
 
Ao minuto 64 surge o primeiro golo da partida. Após ataque do Pinhalnovense que morreu nas mãos de Gilson, o Sp. Viana encetou um contra-ataque rapidíssimo que culminou no golo de Nhuka, com o avançado a rematar forte para as redes do desamparado Ricardo Andrade, perante alguma passividade da defesa local.
 
Estava desfeito o empate, com o clube de Viana do Alentejo a colocar-se em vantagem, algo raro até ao momento neste campeonato Prio. Faltava ainda sensivelmente meia hora de jogo.
 
O CD Pinhalnovense foi naturalmente à procura do empate, o que fez com que o jogo abrisse mais, com o Sp. Viana a poder agora ter mais hipóteses de colocar em prática o venenoso contra-ataque.
 
Aos 80’, canto do lado direito do ataque do Pinhalnovense, com o central a cabecear para o corte também de cabeça de Moya, quase a trair o seu guardião Gilson, que defende por instinto, atirando a bola por cima da trave.
 
Na sequência do canto, jogada de insistência do ataque do Pinhalnovense, com Janicio a centrar do seu flanco (o direito), com o primeiro opositor a cortar de cabeça. No entanto, a bola sobrou para a linha lateral da pequena área, onde surgiu muito rápido Ruben Fidalgo, a jogar a bola e a sofrer o contacto de Gilson. André Ferreira não teve qualquer dúvida em assinalar grande penalidade, punindo ainda o guardião visitante com o cartão amarelo.
 
O capitão Bruno Grou, chamado a bater a grande penalidade, não perdoou, repondo a igualdade, num clássico guarda-redes para um lado e bola para o outro. Tiro rasteiro, mas forte, sem hipótese para Gilson.
 
A turma de Jorge Prazeres queria agora dar a volta ao marcador, para se manter no pódio da tabela. No entanto, os comandados por João Rico não pareciam estar rendidos e continuaram focados em conquistar pontos.
 
Aos 89’, jogada de insistência do clube da casa, a culminar com o remate fraco ao lado de Bruno Grou.
 
Os 90’ estavam cumpridos e o jogo entrava agora no período de compensação, com o jogo totalmente partido a proporcionar ataques alternados consecutivos.
 
E foi aos 93 minutos que um enorme balde de água fria gelou Pinhal Novo. Cruzamento da esquerda para a meia-lua da área dos locais, com German a rceber o esférico, a puxar para a direita, fugindo aos defesas do Pinhalnovense, e a rematar cruzado para a sua esquerda, colocando a bola rasteira junto ao poste, deixando o guardião Ricardo Andrade sem hipóteses de defesa.
 
Estava alcançada a primeira vitória do Sp. Viana, pois o árbitro daria o encontro por terminado logo depois do golo da vitória. O clube de Viana do Alentejo mantém no entanto o penúltimo posto na tabela. Já o Pinhalnovense cai duas posições, estando agora em 5º lugar na série H.
 
CD PINHALNOVENSE – Ricardo Andrade (GR), Janicio, Lomba, Bolinhas, Custódio, Bruno Grou (cap), Sebastien, Jiajum, Luís Leite (Ruben Fidalgo 45’), Laurindo e Tiago Cintra (David Silva 62’)
 
SP VIANA – Gilson (GR), Freddy, Pedro, Bruny (cap), Gonçalo, Moya, Nhuka (Rafa 87’), Serrano, Soudo, German e Kelvin (Weskley 75’). 
 
OS RESULTADOS DA 10ª JORNADA:
Lusitano VRSA 1-0 Fabril Barreiro
Almancilense 0-1 Moura
Aljustrelense 2-2 Louletano
Armacenenses 0-2 Farense 
 
CLASSIFICAÇÃO (após a 10ª Jornada)
1º Farense (22 pontos)
2º Louletano (21 pontos)
3º Lusitano VRSA (17 pontos)
4º Moura (16 pontos)
5º Pinhalnovense (16 pontos)
6º Almancilense (13 pontos)
7º Aljustrelense (12 pontos)
8º Armacenenses (9 pontos)
9º Sp. Viana (8 pontos)
10º Fabril Barreiro (3 pontos) 
 
PRÓXIMA JORNADA (27/11/2016):
Farense – Pinhalnovense
Louletano – Armacenences
Moura – Aljustrelense
Fabril Barreiro – Almancilense
Sp. Viana – Lusitano VRSA 
 
Autor: Pedro Ferreira de Carvalho in Diário do Distrito

Sem comentários: