segunda-feira, 25 de julho de 2016

João Pedro Silva e Liliana Alexandre venceram no dia 24, no Parque Urbano de Albarquel, o Campeonato Nacional Individual de Triatlo

Foto: Câmara Municipal de Setúbal
João Pedro Silva e Liliana Alexandre venceram no dia 24, no Parque Urbano de Albarquel, o Campeonato Nacional Individual de Triatlo, a prova mais importante da época e a única disputada na distância olímpica, em termos individuais.

O evento do programa Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal com o apoio da Federação de Triatlo de Portugal, realizou-se no Parque Urbano de Albarquel e contou, na assistência, com a presença da presidente da autarquia, Maria das Dores Meira.

No Campeonato Nacional Individual, que sagrou os novos campeões nacionais de triatlo, as perto de duas centenas de atletas nadaram 1,5 quilómetros nas águas do Sado e realizaram um percurso de quarenta quilómetros de bicicleta e outro de dez quilómetros em corrida.

João Pedro Silva, do Sport Lisboa e Benfica, que prepara a participação nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, sagrou-se campeão nacional absoluto, em Setúbal, naquela que foi a primeira prova que realizou este ano em território português.

O atleta internacional cortou a meta em primeiro lugar, com uma vantagem de dois minutos sobre o segundo classificado, Pedro Gaspar, do Portugal Talentus.

No terceiro posto, ficou Bruno Pais, do Grupo Desportivo Estoril-Praia.

A prova feminina ficou marcada pela renovação do título de Campeã Nacional de Triatlo por parte de Liliana Alexandre, do Sporting Clube de Portugal. Em segundo lugar ficou outra atleta leonina, Helena Carvalho.

Ana Ramos, do Clube Olímpico de Oeiras, subiu ao terceiro lugar do pódio.

No que diz respeito aos restantes escalões em competição, Helena Carvalho, do Sporting Clube de Portugal, e Pedro Gaspar, do Portugal Talentus, são os novos campeões nacionais de SUB23.

Marisa João, da Mozinho Aventura, e Marco Sousa, do Clube de Natação de Torres Novas, sagraram-se vencedores em Veteranos 1, e Filomena Gomes, do Clube Olímpico de Oeiras, e António Calafate, do Núcleo do Sporting da Golegã, são os novos campeões nacionais de Veteranos 2.

Paulo Codinha, do Triatlo Clube Tap, em Veteranos 3, António Moura, do Peniche A. C., em Veteranos 4, e Francisco Salgado, da Associação Humanitária de Bombeiros dos Estoris, em Veteranos 5, são os restantes vencedores.

O fim de semana dedicado ao triatlo contou ainda com a realização, no dia 23, de uma etapa do Campeonato Nacional Jovem, sob o formato de Aquatlo, com distâncias entre os 50/400 metros e os 300/2000 metros e que variaram consoante o escalão etário dos participantes.

Na classificação por equipas, o Alhandra Sporting Clube somou mais uma vitória na competição e consolidou a concorrência na disputa pelo título Nacional Jovem, ficando em segundo lugar o Clube de Natação de Torres Novas e em terceiro o Sport Lisboa e Benfica.

Em termos individuais, por escalões, Mariana Rodeia e Francisco Carvalho, ambos do Clube de Natação de Torres Novas, foram os vencedores em Benjamins, e Beatriz Boal, do Clube Natação do Cartaxo, e João Nuno Batista, do Clube de Natação de Torres Novas, ficaram em primeiro lugar nos Infantis.

Carolina Campos, do Núcleo Sportinguista da Golegã, e Daniel Santos, da Associação Naval Amorense, em Iniciados, e Inês Rico, do Alhandra Sporting Clube, e José Pedro Vieira, do Clube de Natação de Torres Novas, no escalão de Juvenis, são os restantes vencedores.

Fonte: Câmara Municipal de Setúbal

Sem comentários: