sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Remo »»» Regata de Aiolas: emoção até à última remada

A dupla constituída por António Mendonça e André Jacinto, na aiola Os Meus Netinhos, venceu pelo 5.º ano consecutivo a Regata de Aiolas, que se realizou no dia 27 de setembro, na Baía de Sesimbra. A prova deste ano foi uma das mais disputadas de sempre, com a incerteza quanto ao vencedor a permanecer até à linha da meta, visto que as duas primeiras embarcações andaram praticamente lado a lado desde a partida, na Praia da Califórnia.

Em segundo lugar ficou a aiola Marisa, dos remadores José e André Gomes, pai e filho, que também participam na prova há vários anos. A fechar o pódio ficaram Luís José e Ângela Batista, a primeira dupla mista. A primeira equipa feminina a chegar à meta foi a dupla Cláudia Gaspar/Ana Paula Duarte, 13.ª na geral.

A regata deste ano juntou 21 destas pequenas embarcações típicas de Sesimbra, um sinal do interesse que a iniciativa desperta, não apenas junto dos pescadores, mas igualmente de toda a comunidade.

«É gratificante vermos que esta tradição continua bem viva junto da nossa comunidade, que desta forma está também a prestar um valioso contributo para a preservação das aiolas», referiu o presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Augusto Pólvora, na entrega dos prémios. O autarca sublinhou ainda que as aiolas, «pela sua importância na identidade sesimbrense devem ter um estatuto especial, uma discriminação positiva em relação a outras embarcações», acrescentando que todas as entidades que tutelam a área marinha e o porto, nomeadamente o Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade – Parque Natural da Arrábida, e a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra «devem estar atentas a esta preocupação, para que estas embarcações não desapareçam».

Outros aspetos salientados pelo presidente da autarquia foram o desportivismo e o convívio entre os participantes, e a boa afluência de turistas para assistirem à Regata de Aiolas, que se afirma cada vez mais um cartaz turístico de Sesimbra.

Classificação
1º - António Mendonça/André Jacinto
2º - José Gomes/André Gomes
3º - Ângela Batista/Luis José
4º- Artur Pereira/Paulo de Carvalho
5º - João Manuel Baeta/António Carlos Justino
6º - Manuel Palmeirim/Júlio Palmeirim
7º - Mário Duarte/Délio Coutinho
8º - António Rapaz/Vitor Oliveira
9º - Alfredo Narciso/Beatriz Narciso
10º - Pedro Soromenho Silva/Carlos Soromenho Silva
11º - Henrique Carapinha/David Carvalho
12º - Paulo Brás de Oliveira/Roque Brás de Oliveira
13º - Cláudia Gaspar/Ana Paula Duarte
14º - Domingos Macedo/Vitor Piçarra
15º - Sérgio Filipe/Luis Correia
16º - Isabel Alves/Mónica Franco
17º - Carlos Correia/Ulisses Pila
18º - Carlos Correia Júnior/Jorge Silva
19º - Maria Tudela/Maria José Albuquerque
20º - Moisés Preto/Marco Monteiro (desclassificados por terem chegado mais tarde)
21º - Daniel Mendes/Steli Marinoi (desclassificados por terem chegado mais tarde)

Foto e texto: Câmara Municipal de Sesimbra

Sem comentários: